Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), que trabalham no Edifício-sede conselheiro Joaquim Batista Neves, no Centro Administrativo da Bahia, participaram na manhã da última sexta-feira (24) de um exercício de evacuação do prédio organizado pela Brigada de Incêndio sob a supervisão de um integrante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. O treinamento para emergência em caso de incêndio faz parte do protocolo para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que atesta as condições de segurança das instalações e a prática de orientação aos inquilinos sobre o comportamento a ser adotado em caso de fogo.
O coronel PM Paulo Guimarães, da Assistência Militar do TCM, explicou que a evacuação de emergência faz parte do Projeto de Segurança Institucional do Estado da Bahia, que tem como meta tornar os edifícios utilizados por repartições públicas adequados no sentido de prevenção de acidentes, e seus servidores preparados para reagirem de forma correta em caso de emergências, especialmente de incêndio.
“Precisamos formar uma cultura de prevenção para que as pessoas, em caso de sinistro na edificação, saibam como se comportar, deixando o local de forma segura”, disse o coronel Paulo Guimarães. Na simulação desta sexta-feira o terceiro e quarto andares do prédio foram evacuados em 10 minutos. Ele explicou que, de acordo com as normas de segurança, o tempo ideal, num prédio com as características da sede do TCM, é de cinco minutos. Hoje, a Brigada contra Incêndio do TCE/TCM conta com 49 servidores treinados e qualificados, mas este número precisa ser ampliado para 100, dado o número de servidores e de visitantes que frequentam diariamente as instalações.
Além de aprovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o objetivo da direção do TCE/TCM, segundo o coronel Paulo Guimarães, é que o Edifício-Sede conselheiro Joaquim Batista Neves seja o primeiro prédio público da Bahia com o auto de vistoria e também que sirva de modelo para outras edificações do CAB.