Aconteceu na segunda-feira (5) e terça (6) o seminário sobre a planificação dos serviços de todas as unidades de saúde de Camaçari. O workshop, que acontece na Chácara dos Padres, faz parte das ações resultantes do termo de compromisso assinado pelo prefeito Elinaldo Araújo (DEM), junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e o Hospital Albert Einstein, para padronização do atendimento das unidades de saúde de Camaçari.
“Entendo que estamos avançando muito com a requalificação das unidades de saúde. Oferecendo uma infraestrutura digna de atendimento à população e de trabalho aos nossos servidores. Mas, tão importante quanto requalificar a parte física é a requalificação dos nossos serviços. E sei do comprometimento e da vontade de cada servidor da saúde para que isso aconteça. Por isso, coloco a Sesau à disposição de cada servidor para juntos construirmos o modelo ideal de serviço de saúde que nossa população merece”, afirma Elias Natan, secretário de Saúde de Camaçari.
A Planificação da Atenção à Saúde está acontecendo por meio de workshops, oficinas tutoriais e atividades complementares. A iniciativa consiste na organização da atenção básica e dos macros e micros processos básicos de Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
Essa proposta permitirá às equipes de saúde dos dois níveis de complexidade desenvolverem o planejamento e a organização da atenção à saúde, baseados em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, em busca da correta operacionalização da rede. As necessidades dos usuários são sempre o foco de trabalho.
Em Camaçari, foram selecionadas cinco Unidades de Saúde da Família para servirem como laboratórios: Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, Parafuso, Areias e Fonte das Águas. O trabalho desenvolvido nessas unidades será proliferado para as demais e, até o final de 2020, todas as unidades de saúde de Camaçari deverão trabalhar de forma unificada e seguindo o mesmo padrão de atendimento.