Cinco entidades de assistência a famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social em Salvador serão beneficiadas com recursos que serão doados por servidores ativos e aposentados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A decisão foi tomada em reunião virtual do Conselho Executivo da Campanha de Solidariedade. Com isso, será feita a doação de R$ 5 mil a cada uma das cinco instituições selecionadas.
No encontro, ficou definido que serão beneficiadas as seguintes entidades: Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos), Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus, Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC), Casa de Repouso de Idosos Bom Jesus e a Associação do Grupo de Apoio aos Portadores do Vírus HTLV I e II. O objetivo da campanha é fortalecer as instituições neste momento de mobilização no combate ao coronavírus.
Os recursos que serão doados foram arrecadados entre os servidores por meio de contribuições que são descontadas diretamente nos contracheques mensalmente. Assim, ressaltou o conselho executivo, não há nenhum tipo de participação de recursos do Legislativo baiano. A Campanha de Solidariedade da ALBA existe há cerca de duas décadas e auxilia entidades carentes.
“O principal objetivo desta iniciativa é a criação de uma rede de colaboração entre os aposentados e os servidores da área administrativa e parlamentar da ALBA, visando a prestação de um auxílio efetivo a entidades carentes que passam por dificuldades no atendimento de pessoas em situação de risco social”, argumentou o conselho em nota.
O grupo também explicou que a escolha das cinco entidades se deu com base na votação realizada entre os servidores da ALBA em 2019, quando uma instituição foi escolhida para receber mensalmente as doações da campanha. Neste momento, as entidades que ficaram da segunda à sexta colocação foram às selecionadas para a destinação do dinheiro.