sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Serviço Geológico e Agência Nacional de Mineração discutem fortalecimento do setor mineral
quarta-feira 10 de janeiro de 2024 às 09:12h

Serviço Geológico e Agência Nacional de Mineração discutem fortalecimento do setor mineral

NOTÍCIAS


O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, se reuniu com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, nesta última terça-feira (10). O encontro teve como foco a discussão de temas relacionados ao setor mineral brasileiro e estratégias para fortalecê-lo.

Ambas as instituições colaboram de maneira sinérgica, e o trabalho conjunto visa ainda promover maior integração para o desempenho das atividades institucionais e estimular políticas públicas dirigidas à categoria para geração e difusão de conhecimento geocientífico, geoeconômico e econômico-mineral.

O diretor-presidente do SGB, Inácio Mello, destacou que a mineração contribui para a criação de empregos diretos e indiretos, e a ANM visa garantir que a atividade minerária seja realizada de forma segura e sustentável, em conformidade com as leis e normas ambientais: “Ela é um agente na transformação do setor mineral para o desenvolvimento econômico e social do País, atuando de forma integrada e colaborativa”, ressaltou.

Além disso, Inácio reforçou a importância da ANM na criação de regras e incentivos para o setor da mineração, com a finalidade de promover o uso racional dos recursos minerais, gerando riquezas e bem-estar para a sociedade.

Segundo o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, a parceria com o SGB permitirá que se amplie o conhecimento do potencial geológico do País e, consequentemente, a atração de investimentos para o setor. “Trabalhamos de forma sinérgica e complementar para ampliar e agilizar resultados em prol da mineração, que tem um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou.

Com o intuito de reforçar essa parceria, o SGB realizou uma doação de equipamentos como câmera fotográfica, teleprompter, tablet e microfones. A iniciativa se destina ao atendimento do interesse público, com finalidade social, para a execução de ações institucionais e participação em eventos.

Acordo de Cooperação Técnica

Em 2022, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre ANM, SGB e MME, com vigência até o final de 2025, podendo ser prorrogado. O objetivo é integrar as atividades institucionais, estimular políticas públicas para o setor mineral e criar o Observatório Nacional da Mineração.

Essa parceria é vital para integração de atividades, sinergia de competências, eficiência nos processos, planejamento estratégico, entre outras iniciativas.
Em conjunto, o Serviço Geológico do Brasil e a Agência Nacional de Mineração desempenham ações essenciais na promoção de um setor mineral mais sustentável, eficiente e alinhado com as melhores práticas internacionais.

Saiba mais sobre a Agência Nacional de Mineração

Com o objetivo de divulgar informações referentes ao desempenho da mineração no País, a Agência Nacional de Mineração (ANM) apresenta o Anuário Mineral Brasileiro – principais substâncias metálicas, com os principais dados do setor mineral, referentes ao ano-base 2021, para as seguintes substâncias metálicas: alumínio, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, vanádio e zinco.

Em 2021, as substâncias da classe dos metálicos responderam por cerca de 89% do valor total da produção mineral brasileira. Dentre essas substâncias, 11 destacam-se por corresponderem a 9,7% do valor da produção. São elas: alumínio, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, vanádio e zinco.

O valor da produção dessas substâncias totalizou R$ 312,9 bilhões, com destaque para a expressiva participação do ferro (80,1%), cuja produção é concentrada principalmente nos estados do Pará e de Minas Gerais.
Essa publicação e os demais trabalhos técnicos produzidos pela ANM podem ser consultados no portal da Agência Nacional de Mineração.

Veja também

Nasa diz que sonda que fez maior aproximação do Sol na história está ‘segura’

Após se tornar o objeto enviado por humanos a chegar mais perto do Sol na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!