O senador Alvaro Dias (Podemos) aparece numericamente à frente do seu principal rival, o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) na corrida pela única vaga ao Senado pelo Paraná que está em disputa na eleição deste ano, mas ambos estão dentro da margem de erro, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (6) pelo instituto Paraná Pesquisas.
Alvaro Dias tem 31,7% das intenções de voto contra 27,2% de Moro – a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, o que configura empate técnico. Em terceiro lugar aparece o deputado Paulo Eduardo Martins (PL), que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 11,4%.
Dias tem como candidata oficial da chapa à Presidência a senadora Simone Tebet (MDB), mas tem buscado votos em qualquer segmento do eleitorado para tentar manter a vaga de senador, que ocupa interruptamente desde 1999. Já Moro tem como postulante ao Planalto na sua coligação a senadora Soraya Thronicke, que na verdade ocupa a posição que o ex-juiz gostaria de estar ocupando – ele tentou ser candidato a presidente, mas não conseguiu viabilizar o seu nome.
Na sequência da disputa ao Senado, aparecem Orlando Pessuti (MDB), que tem 3%, Rosane Ferreira, que tem 2,6% e Aline Sleutjes (Pros), que tem 2,4%. Os demais candidatos não atingiram um ponto percentual.
Entre os entrevistados, 11,1% declararam que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 9,0% disseram que não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi feita por meio de 1.410 entrevistas pessoais em 62 municípios do Paraná e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PR09990/2022.