O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Sérgio Camargo, divulgou em seu Twitter, nesta quarta-feira (2), os nomes das pessoas que ele excluiu da lista de Personalidades Negras da instituição. Em uma recente mudança de critérios, a FCP decidiu usar a lista somente para homenagens póstumas.
Com isso, 29 nomes famosos, dentre eles os cantores Martinho da Vila, Elza Soares e Gilberto Gil, foram excluídos do seleto rol da FCP.
Vamos valorizar quem merece! São estas as oito personalidades que serão incluídas inicialmente. Outros nomes foram aprovados pela diretoria da Palmares e serão adicionados ainda neste mês.
Reparação e reconhecimento. A história não pode ser adulterada, nem a verdade ocultada.?? pic.twitter.com/yrzQWYMGuq— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) December 1, 2020
Em seu lugar entraram personalidades como o ator e humorista Mussum, o cantor Luiz Melodia, e o policial militar do Bope Luiz Paulo Costa Silva, o “Negão do Bope”, morto por traficantes em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano. Luiz Paulo foi o primeiro policial militar a entrar para a lista.
– Ádria Santos
– Alaíde Costa
– Benedita da Silva
– Conceição Evaristo
– Elza Soares
– Emanoel de Araújo
– Gilberto Gil
– Givânia Maria da Silva
– Janete Rocha Pietá
– Janeth dos Santos Arcain
– Joaquim Carvalho Cruz
– Jurema da Silva
– Léa Lucas Garcia de Aguiar
– Leci Brandão
– Luislinda de Valois
– Madame Satã
– Marina Silva
– Martinho da Vila
– Melânia Luz
– Milton Nascimento
– Paulo Paim
– Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
– Sandra de Sá
– Servílio de Oliveira
– Sueli Carneiro
– Terezinha Guilhermina
– Vanderlei Cordeiro de Lima
– Vovô do Ilê
– Zezé Motta