Executivos dos grupos chineses CRCC Investimento Latino-América e CR20 Brasil, responsáveis pela construção da ponte Salvador-Itaparica, se reuniram com o governo da Bahia nesta última quarta-feira (5), para tratar da preparação para o início das obras. A informação é do governo estadual.
Segundo a assessoria, eles também falaram sobre novos investimentos da China na Bahia. Sobre a ponte, a expectativa é de que o início da construção ocorra até dezembro.
Sobre os investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) informou que foi debatido uma possível duplicação da BA-001, até Santo Antônio de Jesus, além investimentos da China em energias renováveis e na área imobiliária.
Além disso, segundo o site G1, a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) estuda elaborar um relatório minucioso, em parceria com a SDE para a construção de um parque industrial em Jaguaripe e intervenções em Valença, como fosse uma nova cidade tecnológica e sustentável (leia aqui) e em outros município do recôncavo e baixo sul da Bahia.
Participaram da reunião o governador Rui Costa (PT), o vice-governador o secretario da Seplan, João Leão (PP), e o secretário da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, além dos empresários Tian Xiao Yu, diretor Geral da CRCC na América Latina, e Shao Xiaohui, diretor Geral CR20 no Brasil.
Ponte Salvador-Itaparica
Prevista para começar a ser construída ainda em 2021, a Ponte Salvador – Ilha de Itaparica terá 12,4 km de extensão. O prazo de conclusão da obra é de quatro anos. De acordo com a assessoria da CCCC SOUTH AMERICA, a ponte Salvador-Itaparica poderá ser considerada a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, já que a Ponte Rio-Niterói, tem 13,2 km, mas contabiliza a parte por terra.
O leilão para a construção e administração da ponte foi feito em dezembro de 2019. Na ocasião, um consórcio com três empresas chinesas venceu a disputa. O consórcio é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD.
O contrato entre o consorcio e o governo do estado para a construção da ponte foi assinado em novembro de 2020. De acordo com o governo, a concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. O governo informou que a estimativa é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento e cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos.
O equipamento está incluso no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.
Exclusivo: Governo do Estado e chineses planejam construir nova cidade na Bahia