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sábado 19 de novembro de 2022 às 11:27h

Senhor do Bonfim sedia II Seminário Regional de Controle Interno

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Em parceria com a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB) e o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) promove o II Seminário Regional de Controle Interno – Território Piemonte Norte do Itapicuru, nos próximos dias 21 e 22, em Senhor do Bonfim, com palestras para os interessados no incremento da gestão pública municipal.

O seminário será realizado no auditório da Igreja Batista Nova Sião, com programação variada, das 8h às 17h. Na segunda-feira (21), cinco palestras discutirão temas referentes à controladoria interna. A primeira, ‘O controle interno nos novos tempos’, será proferida pelo diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, do TCE/BA, e, no mesmo dia haverá uma apresentação do prefeito do Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, sobre boas práticas de gestão no território Piemonte Norte do Itapicuru.

O segundo dia do evento, terça-feira (22), terá foco em questões alusivas a administração pública, com palestras sobre a nova lei de licitações, E-Social e o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).

O Seminário Regional de Controle Interno é gratuito e direcionado aos controladores internos, analistas, corregedores, ouvidores, auditores, agentes políticos, pregoeiros, membros de comissão de licitação, equipe de apoio, gestores, secretários, servidores públicos, profissionais das áreas de controle interno da região da Chapada Diamantina. As inscrições devem ser feitas no portal do TCE/BA: https://www.tce.ba.gov.br/eventos

PROGRAMAÇÃO


SEGUNDA-FEIRA / 21 de novembro

– O controle interno nos novos tempos – Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE-BA) – Conselheiro diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), foi auditor do TCE/BA por 25 anos, é vice-presidente de auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), professor de graduação e pós-graduação, autor de livros de auditoria e de contabilidade pública.

– Práticas exitosas – Boas práticas de gestão no território Piemonte Norte do Itapicuru – Laércio Júnior – Prefeito Municipal de Senhor do Bonfim/BA, bacharel em Ciências Contábeis, advogado e ex-vereador.

– Administração Pública e Reforma da Lei de Improbidade – André Malheiros – Advogado, parecerista e professor em cursos preparatórios para concursos públicos e exame de Ordem, especialista em Direito Administrativo e Ética Profissional do Servidor Público, coordenador da pós graduação em Direito Administrativo e Eleitoral da Unifan, membro da ABA Direito Administrativo – Associação Brasileira de Advogados Administrativistas, membro da comissão de Licitações e contratos da OAB, professor do Supremo Concursos, CP Iuris, Curso Fórum, Cejas, Escola mineira de Direito, da Unicorp – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e da TV Justiça – STF.

– Sistema de controle interno – Um olhar do ordenador de despesas: Experiências em âmbito municipal e estadual – Jorge Santos Nascimento – Servidor público estadual,do Estado da Bahia há 38 anos, tendo trabalhado em diversos órgãos da administração pública estadual, estando atualmente na Coordenação de Controle Interno da Secretaria de Comunicação Social (Secom/BA). Foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e exerceu as funções de secretário da Fazenda (Camaçari/BA) e assessor-chefe da Secretaria de Comunicação (Prefeitura de Salvador/BA). É consultor, palestrante e professor de cursos de pós-graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal.), especialista em gestão, controladoria e auditoria em contas públicas municipais e Direito Público Municipal.

– Manual de Práticas da Controladoria Interna Municipal. Nos termos da Resolução Nº 1.120/05 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – Daniel Arruda (TCE/BA) – Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (FVC), contador pós-graduado em Gestão Organizacional Pública pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), perito criminal-contábil pela Academia Nacional de Polícia (ANP/DPF), auditor estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e professor universitário.
Ronaldo Sant ́Anna (TCM/BA) – Auditor (Conselheiro substituto) do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), bacharel em Direito; bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Contabilidade Governamental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduado em Auditoria Governamental pela UFBA e mestre em Direito Público pela UFBA.

TERÇA-FEIRA / 22 de novembro

– SIAFIC – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – Elisangela Fernandes – Doutoranda em Ciências Contábeis pela Fucape, mestre em Contabilidade e Controladoria aplicada ao Setor Público pela Fucape, bacharel em Ciências Contábeis pela UFBA, graduanda em Administração pela Estácio/FIB, professora e coordenadora da Comissão de Contabilidade Pública do CRC/BA, sócia diretora da Elos Consultoria e Treinamento.

– E-SOCIAL na Administração Pública – Heleno Rocha – Professor universitário de graduação e pós-graduação, palestrante do CRC/BA,onsultor, contador, perito e auditor nos Processos de Administração de Pessoal e RH, especialista em eSocial, pós-graduado em Perícia Contábil, acadêmico em Direito, tendo atuado como consultor da FVC Consult. Vem contribuindo com algumas das mais renomadas IES da Bahia: UCSAL, UFBA, Uneb, Unime, Unifacs, Unijorge, Visconde de Cairu entre outras. Foi coordenador de RH e consultor de diversas empresas nacionais e internacionais nos mais variados segmentos, atuando na área Previdenciária e Trabalhista há mais de 20 anos.

– Nova lei de licitações e a prática de implementação nos municípios – Yndira Cunha – Pós-graduada em Licitações e Contratos pela Faculdade Baiana de Direito, cursos na área de Auditoria de processos licitatórios e obras públicas, ex-assessora técnica do Município de Salvador na área de licitação, consultora de diversas empresas privadas na área de contratações públicas, sócia da Vagner Cunha e Advogados Associados – escritório especialista na área administrativista e de direito público, onde é responsável pela cadeira de licitações e contratos, sócia fundadora da Onlicita.

– Impactos na gestão: como lidar com os desafios para 2023? – Marcelo Mascarenhas – Contador, bacharel em administração, especialista em gestão, controladoria e auditoria de contas públicas, MBA em Gestão Pública, pós graduando em Contabilidade Pública, treinador comportamental. master em Pnl, master coach e empreendedor. Já exerceu cargos públicos como assessor de controle interno, coordenador do fundo de saúde, secretário de saúde, controlador interno de Câmara. Atualmente é CEO da Orcoma Contabilidade Pública.

 

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