Senadores que querem aprovar projeto de lei para criar um programa de empregabilidade de aposentados entendem que o governo deu um “tiro no pé” ao exigir votação da matéria no plenário. O projeto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e, por isso, seria enviado diretamente à Câmara. Mas, como publicou Augusto Tenório, da coluna Estadão, o líder do governo, Jaques Wagner (PT), entrou com recurso para levar a votação a plenário, em uma tentativa de protelar o texto.
Na avaliação do grupo, caso o projeto fosse direto para a Câmara, seria alto o risco de o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deixá-lo engavetado. Eles entendem que votar a matéria no plenário vai chamar atenção para a pauta e facilitará a articulação, já que os interessados poderão concentrar as tratativas com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O próprio autor da matéria, senador Mauro Carvalho (União-MT), agora enxerga oportunidade de colocar a pauta em discussão na Casa.