Senadores que integram a comissão temporária para acompanhar o enfrentamento à calamidade no Rio Grande do Sul planejam uma missão oficial ao Estado na próxima quinta-feira (16). A sugestão da data foi feita pelo relator do colegiado, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), e acatada pelo presidente, Paulo Paim (PT-RS).
“Eu acho que a gente tem que ir lá, estabelecer o contato pessoal. Acho que nós temos que visitar um abrigo, ver a situação in loco”, disse Mourão, na quinta (9), conforme Julia Lindner e Caetano Tonet, no jornal Valor.
Paim concordou e destacou que a comissão já havia aprovado um calendário de ida ao Rio Grande do Sul.
Depois da sugestão, os integrantes do colegiado consideraram que a próxima quinta-feira seria o dia ideal para não atrapalhar a presença dos parlamentares durante as votações da Casa, que costumam ocorrer às terças e quartas. Mourão, então, ficou encarregado de alinhar a viagem com as Forças Armadas.
O plano de trabalho de Mourão, aprovado nesta quinta, prevê que as primeiras duas semanas serão voltadas para serviços de assistência social, primeiros socorros e suporte às vítimas da tragédia. Depois, durante seis meses, o foco deverá ser a reconstrução das estruturas de mobilidade, serviços públicos e comunicação.