sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/CBF
Home / NOTÍCIAS / Senadores devem votar convocação de presidente da CBF na CPI; entenda
domingo 6 de junho de 2021 às 08:49h

Senadores devem votar convocação de presidente da CBF na CPI; entenda

NOTÍCIAS


A CPI da Pandemia retoma as atividades nesta terça-feira (8), com o segundo depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Os senadores devem votar no mesmo dia um requerimento para convocar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Rogério Caboclo, para explicar o acerto feito com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a realização da Copa América no Brasil.

Segundo o canal CNN, o pedido foi feito por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI. O presidente da CBF está bastante pressionado pela CPI e pelos jogadores da Seleção Brasileira, que devem se pronunciar contra a realização da Copa América após a partida contra o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A votação será antes do segundo depoimento de Queiroga. O jogo de abertura da Copa América está marcado para o próximo dia 13, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Há o entendimento entre os senadores do G-7 de que Caboclo seja ouvido enquanto a competição estiver em andamento, para não perder o ‘timing’ da discussão.

Será a sexta semana de depoimentos da CPI e a primeira com trabalhos de terça a sexta-feira. O depoimento de Queiroga deve ser pautado pelo suposto gabinete paralelo de assessoramento ao presidente Jair Bolsonaro, principalmente após a divulgação de um vídeo de uma reunião em setembro no palácio do planalto com participação de Bolsonaro, a médica Nise Yamaguchi, o deputado Osmar Terra e o virologista Paolo Zanotto, com discursos contra a utilização de vacinas.

Na quarta-feira (9) será a vez de ouvir Élcio Franco, ex-secretário executivo do ministério da Saúde na gestão Pazuello. Na quinta (10), a comissão ouvirá pela primeira vez um governador: Wilson Lima (PSC), do Amazonas, falará sobre a crise de oxigênio no estado no início do ano.

Sexta-feira (11), um debate entre o médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa e da Fiocruz, Claudio Maierovitch, e a microbiologista e pesquisadora da USP Natália Pasternak. Os senadores vão discutir ainda na terça-feira (8) se mantêm ou não para o próximo dia 15 o depoimento do secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, que ele foi preso na última quarta-feira (2) pela Polícia Federal por ser investigado em um esquema irregular de contratação empresas para construção de hospitais de campanha.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!