O Senado Federal aprovou um empréstimo de US$ 80 milhões, solicitado pelo governo de Camaçari ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. O colegiado apreciou a proposta nesta última terça-feira (23) e concedeu aval de forma unânime após a leitura do relatório de Marcos Rogério.
A apreciação ocorreu em dois momentos. Pela manhã, o relatório foi analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos. À tarde, foi ponderado no plenário do Senado Federal. Em ambos os momentos, a proposta foi aprovada por unanimidade. Após a aprovação da proposta pelo Senado, tem início a preparação dos documentos para a assinatura do contrato.
Importantes obras viárias e ações destinadas a melhorar a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho e intervenções dirigidas a melhorar a qualidade do serviço educacional voltado para a primeira infância figuram entre as medidas contempladas pelo programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental do Município de Camaçari, ao qual o valor do empréstimo se destina.
As ações previstas pela iniciativa também devem contribuir para reduzir o tempo de viagem dentro da cidade, a exemplo da duplicação do Viaduto do Trabalhador, serviços de pavimentação e drenagem em diversas vias urbanas, além de requalificação de praças, campos, quadras, mercados públicos e outros equipamentos públicos. Vale destacar também os projetos para espaços estratégicos como a revitalização do Centro Histórico, a requalificação do Horto Florestal, a implantação da Vila dos Esportes e áreas relevantes para o turismo ao longo da orla.