O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, vai receber conforme informou o Pleno News, a comenda francesa Légion d’honneur, considerada a maior distinção dada pela França. A honraria será concedida pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
De acordo com o governo francês, a comenda será dada ao político brasileiro por sua “defesa fervorosa” do meio ambiente e do Acordo de Paris, “como ilustra seu forte comprometimento com a luta pela preservação das reservas na Amazônia”, segundo comentou o governo do país europeu.
A homenagem coloca lado a lado dois dos principais desafetos políticos do presidente Jair Bolsonaro. O chefe de Estado francês em razão dos frequentes ataques ao governo brasileiro em assuntos relacionados à conservação da Amazônia, e o senador brasileiro por conta de sua forte oposição a Bolsonaro, especialmente atuando como vice-presidente da CPI da Covid.
No Brasil, já receberam a Légion d’honneur personalidades como Dom Pedro II, Fernando Henrique Cardoso, Roberto Marinho e Paulo Coelho. Randolfe Rodrigues é o único brasileiro e o único político que receberá a comenda neste ano. Ele recebeu carta assinada por Gilles Pecassou, encarregado de Negócios da Embaixada da França no Brasil, com a notícia.