O senador Jorginho Mello (PL-SC) apresentou um projeto para autorizar expressamente clubes de futebol a estampar marcas de bebidas alcoólicas em seus uniformes.
O trecho seria incluído em lei segundo o jornalista Lauro Jardim, que trata das propagandas desses produtos (9.294/1996). Para Jorginho, os times brasileiros estão perdendo a oportunidade de conseguir patrocínio de empresas de bebidas.
Na justificativa, o senador diz que o Conar erra ao recomendar que não se divulgue marcas de bebidas nas camisas, já que “a publicidade não deverá induzir, de qualquer forma, ao consumo exagerado ou irresponsável”.
Argumenta Jorginho:
“É necessário, portanto, que seja corrigido o erro do conselho e permitido o patrocínio vedado pelo Código Publicitário, haja vista que há exemplos no estrangeiro de empresas de cerveja que patrocinam clubes de futebol. A argentina Quilmes patrocinou o Boca Juniors e o River Plate. Na Inglaterra, a cervejaria Carlsberg patrocina o Liverpool há mais de duas décadas”.