As senadoras norte-americanas Amy Klobuchar, democrata, e Cynthia Lummis, republicana, apresentaram um projeto de lei destinado a abordar o vício em plataformas de mídias sociais como Facebook, da Meta, e Twitter.
De acordo com o projeto, a Fundação Nacional da Ciência e a Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina farão um estudo sobre possíveis intervenções que o Facebook ou outros poderiam usar para lidar com problemas de dependência de mídia social, disse o escritório de Klobuchar na quinta-feira.
A Comissão Federal do Comércio (FTC) criaria regras com base nas descobertas e responsabilizaria as plataformas se não cumprirem a lei, disse o comunicado.
“Por muito tempo, as empresas de tecnologia disseram ‘Confiem em nós.’ Mas sabemos que as plataformas de mídia social têm repetidamente se concentrado mais nos lucros do que nas pessoas, com algoritmos empurrando conteúdo perigoso que prende os usuários e espalha desinformação. Este projeto ajudará a lidarem com essas práticas”, disse Klobuchar.
O Twitter não respondeu de imediato a um pedido de comentário. O Facebook se recusou a comentar, mas apontou para uma postagem de dezembro que dizia que implementaria novas ferramentas para o Instagram que impediriam as pessoas de marcar adolescentes que não os seguem ou de fazer uma pausa na tela.