domingo 22 de dezembro de 2024
Plenário do Senado Federal. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / Senado analisa PEC para enfrentar “grave crise fiscal” dos municípios
terça-feira 6 de agosto de 2024 às 12:00h

Senado analisa PEC para enfrentar “grave crise fiscal” dos municípios

NOTÍCIAS


O Senado discute nesta terça-feira (6) e pode votar na quarta-feira (7) a proposta de emenda à Constituição (PEC) 66 de 2023, que pretende dar novo fôlego para os municípios lidarem com dívidas previdenciárias e um acúmulo cada vez maior de precatórios (débitos decorrentes de decisões judiciais).

Segundo Nicholas Shores, da Veja, o texto limita a fatia máxima da receita que as prefeituras vão gastar a cada ano com o pagamento de precatórios. Também autoriza os municípios a parcelar todas as pendências com seus regimes próprios e o Regime Geral de Previdência Social em 20 anos.

O relator da PEC, Carlos Portinho (PL-RJ), descreve o cenário como uma “grave crise fiscal”, acentuada pela dependência de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e pelos reajustes do piso nacional dos professores e do salário mínimo.

“Como resultado desse cenário de desequilíbrio fiscal, a CNM (Confederação Nacional de Municípios) aponta que 51% dos nossos Municípios estão em situação de insolvência”, escreve Portinho.

Seu parecer, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, define os seguintes limites anuais para o pagamento de precatórios por prefeituras:

  • 2% da receita corrente líquida (RCL), para aqueles municípios cujo estoque de precatórios vencidos não supere 15% desse valor;
  • 4% da RCL, para aqueles cujo estoque de precatórios corresponda a entre 15% e 30% desse valor.

Veja também

Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste último sábado (21) que o Brasil foi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!