Neste sábado (30), às 20h30 as luzes do Senado foram apagadas em adesão à campanha Hora do Planeta, da organização não governamental WWF (Fundo Mundial para a Natureza, na sigla em inglês). A iniciativa tem como objetivo fazer um alerta sobre o aquecimento global.
De acordo com o site do WWF, trata-se de um simples chamado: “Cada um pode apagar as luzes e estamos adotando hábitos de consumo sustentáveis para a conservação do planeta?”. A ONG propõe que cidades, empresas, restaurantes, hotéis, entre outros, adotem a ideia e façam esse movimento. O Senado tem tomado parte da iniciativa desde 2009, segundo o Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais da Casa.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, autorizou a ação, a ser executada pela Secretaria de Infraestrutura. O Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, da Câmara dos Deputados, confirmou que também adotará a medida. Com isso, o Palácio do Congresso Nacional ficará com as luzes apagadas durante uma hora neste sábado.
Personalidades do mundo artístico como o cartunista Mauricio de Sousa e os cantores Lenine, Ana Rafaela e Gabriel Sater são os “embaixadores” da Hora do Planeta na edição deste ano.