O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, na manhã desta quinta-feira (6), a morte do diretor, ator, encenador e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em razão de um incêndio que atingiu o apartamento em que ele morava.
“O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Correa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro. Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura”, disse Lula.
O presidente lembrou da importância de Zé Celso para a descoberta de talentos.
“Transformou o Teatro Oficina em São Paulo em um espaço vivo de formação de novos artistas. Deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional. Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. A trajetória de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecida”, prosseguiu.