A comunicação na Câmara Municipal de Salvador, as experiências do Correio*, o rádio em tempos atuais, o crescimento da audiência da TV aberta e a era das Fake News com a pós-verdade tornando tudo crível foram temas abordados no seminário Comunicação na Atualidade.
O evento realizado pela Secretaria de Comunicação da Casa, nesta última sexta-feira (7) no auditório do Centro de Cultura, reuniu estudantes e profissionais de jornalismo.
Em sua exposição, o vereador Luiz Carlos (PRB), secretário de Comunicação da Câmara, destacou que “a comunicação acompanha as mudanças do mundo e ganha mais celeridade por conta da evolução tecnológica”.
Ainda em sua fala, frisou que a Câmara, em consonância com a evolução dos seus canais de comunicação, “lança mão de novas mídias para aproximar a população soteropolitana da atividade legislativa”.
Ainda em sua explanação, mostrou os avanços do Portal da Câmara (www.cms.ba.gov.br) onde o cidadão pode acessar informações dos vereadores, das atividades da Casa e, com a criação da Comissão Participativa, tem a possibilidade de encaminhar propostas que podem virar lei.
“A Casa tem que chegar onde o cidadão está”, acrescentou o diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Osvaldo Lyra, que também destacou a integração entre a TV, o Portal, a Rádio e as redes sociais do Poder Legislativo de Salvador.
Palestras
Com a palestra “Os desafios do jornalismo impresso na era digital: A experiência do jornal Correio*”, a jornalista e editora-chefe Linda Bezerra destacou a evolução do impresso que completou 40 anos e se chamava Correio da Bahia.
“O jornalismo profissional precisa de investimentos”, afirmou Linda. Como exemplos, citou as recuperações do Jornal do Commercio, de Recife, e do Washington Post, dos EUA.
Conforme a jornalista, o Correio* entrou num processo de virada, vindo a ser líder em circulação no estado e 16º no Brasil, a partir de 2008. “A busca da credibilidade foi a base da mudança”, reconheceu. Ela também mostrou a evolução do impresso por meio de capas premiadas e apontou para a integração do jornal tradicional com o mundo digital.
O jornalista e radialista Jefferson Beltrão, apresentador e locutor da A Tarde FM, também frisou que “a credibilidade é tudo”. Na sua fala sobre “Radiojornalismo: como reagir às mudanças”, afirmou que “o mercado é movido pelos nichos”. Ele ainda apontou para o tripé comunicacional envolvendo precisão na apuração, precisão na divulgação e agilidade na propagação.
Já Eduardo Caruso, gerente de jornalismo da Record/TV Itapoan, mostrou que a TV aberta vem aumentando o número de audiência por conta das redes sociais. Na apresentação “Novas tecnologias e o futuro da TV”, disse que as Fake News não prosperam na emissora por causa da credibilidade e o cuidado na apuração da notícia.
Fechando o seminário, o professor Marcello Chamusca, pesquisador de cibercultura e coordenador dos cursos de comunicação da UCSal, analisou questões que envolvem comunicação, pós-verdade e Fake News. Nas suas considerações, mostrou que “a pós-verdade se baseia nas crenças pessoais”, sendo mais um elemento que cria um estágio interior onde “tudo é possível de ser crível”.
O evento também teve participação da plateia, com perguntas sobre comunicação, e entrega de placas aos palestrantes pelo vereador Luiz Carlos.