sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Seminário na Câmara de Salvador analisa comunicação em várias áreas
sábado 8 de junho de 2019 às 07:37h

Seminário na Câmara de Salvador analisa comunicação em várias áreas

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A comunicação na Câmara Municipal de Salvador, as experiências do Correio*, o rádio em tempos atuais, o crescimento da audiência da TV aberta e a era das Fake News com a pós-verdade tornando tudo crível foram temas abordados no seminário Comunicação na Atualidade.

O evento realizado pela Secretaria de Comunicação da Casa, nesta última sexta-feira (7) no auditório do Centro de Cultura, reuniu estudantes e profissionais de jornalismo.

Em sua exposição, o vereador Luiz Carlos (PRB), secretário de Comunicação da Câmara, destacou que “a comunicação acompanha as mudanças do mundo e ganha mais celeridade por conta da evolução tecnológica”.
Ainda em sua fala, frisou que a Câmara, em consonância com a evolução dos seus canais de comunicação, “lança mão de novas mídias para aproximar a população soteropolitana da atividade legislativa”.

Ainda em sua explanação, mostrou os avanços do Portal da Câmara (www.cms.ba.gov.br) onde o cidadão pode acessar informações dos vereadores, das atividades da Casa e, com a criação da Comissão Participativa, tem a possibilidade de encaminhar propostas que podem virar lei.

“A Casa tem que chegar onde o cidadão está”, acrescentou o diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Osvaldo Lyra, que também destacou a integração entre a TV, o Portal, a Rádio e as redes sociais do Poder Legislativo de Salvador.

Palestras

Com a palestra “Os desafios do jornalismo impresso na era digital: A experiência do jornal Correio*”, a jornalista e editora-chefe Linda Bezerra destacou a evolução do impresso que completou 40 anos e se chamava Correio da Bahia.

“O jornalismo profissional precisa de investimentos”, afirmou Linda. Como exemplos, citou as recuperações do Jornal do Commercio, de Recife, e do Washington Post, dos EUA.

Conforme a jornalista, o Correio* entrou num processo de virada, vindo a ser líder em circulação no estado e 16º no Brasil, a partir de 2008. “A busca da credibilidade foi a base da mudança”, reconheceu. Ela também mostrou a evolução do impresso por meio de capas premiadas e apontou para a integração do jornal tradicional com o mundo digital.

O jornalista e radialista Jefferson Beltrão, apresentador e locutor da A Tarde FM, também frisou que “a credibilidade é tudo”. Na sua fala sobre “Radiojornalismo: como reagir às mudanças”, afirmou que “o mercado é movido pelos nichos”. Ele ainda apontou para o tripé comunicacional envolvendo precisão na apuração, precisão na divulgação e agilidade na propagação.

Já Eduardo Caruso, gerente de jornalismo da Record/TV Itapoan, mostrou que a TV aberta vem aumentando o número de audiência por conta das redes sociais. Na apresentação “Novas tecnologias e o futuro da TV”, disse que as Fake News não prosperam na emissora por causa da credibilidade e o cuidado na apuração da notícia.
Fechando o seminário, o professor Marcello Chamusca, pesquisador de cibercultura e coordenador dos cursos de comunicação da UCSal, analisou questões que envolvem comunicação, pós-verdade e Fake News. Nas suas considerações, mostrou que “a pós-verdade se baseia nas crenças pessoais”, sendo mais um elemento que cria um estágio interior onde “tudo é possível de ser crível”.

O evento também teve participação da plateia, com perguntas sobre comunicação, e entrega de placas aos palestrantes pelo vereador Luiz Carlos.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!