sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Seminário discute expansão de rádios e TVs legislativas no Brasil
sexta-feira 30 de agosto de 2019 às 07:10h

Seminário discute expansão de rádios e TVs legislativas no Brasil

POLÍTICA


Jornalista Osvaldo Lyra, Diretor de Comunicação da Câmara de Salvador, integra o quadro de nova diretoria 

O III Seminário de Tecnologia de Rádio e TV digital, para discutir a expansão das emissoras legislativas no país e promover a troca de experiências entre os gestores de emissoras associadas foi realizado na última quarta-feira (28), em São Paulo.

Realizado pela Astral – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas – o seminário recebeu representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, da Anatel, da Câmara, Senado e outras 65 casas legislativas do país. Segundo o Secretário de Radiodifusão do MCTIC, Elifas Gurgel, o ministério apoia a expansão da rede e está aberto às propostas de aprimoramento da legislação para facilitar esta expansão.

O coordenador-geral de Radiodifusão e Consignações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Thiago Aguiar Soares, falou sobre as perspectivas de autorização de novos canais. De acordo com dados apresentados por ele, há hoje um passivo de 570 canais aguardando liberação para entrar em operação, sendo 271 de rádio e 299 de TV. Já as pendências atingem 257 emissoras, sendo 189 de TV digital e 68 FM. Estas pendências se referem a emissoras que estão em processo de implantação do sinal aberto.

Ele explicou que a meta é zerar o passivo processual até 2020, estabelecendo prazos para envio dos projetos, com a definição dos critérios e prioridades para as consignações da União.

Nova diretoria

Nova diretoria da Astral vai atuar para fortalecer rádios e TVs legislativas. Diretor de Comunicação da Câmara de Salvador, o jornalista Osvaldo Lyra integra o quadro. Foi eleita na quarta-feira (28) a nova Diretoria Executiva da Astral – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, para o biênio 2019-2021.

A entidade passa a ser comandada pelo jornalista Marcelo Malacrida, diretor da TV Câmara de Bauru (SP). A primeira vice-presidência continua com a coordenadora da Rede Legislativa, Evelin Maciel, da Câmara dos Deputados. A segunda vice segue com o jornalista Osvaldo Lyra, diretor de Comunicação da Câmara de Salvador. A terceira vice foi criada, após aprovação dos associados, e será ocupada por Luís Carlos Fonteles, do Senado. A administradora Luciana Rivelli, diretora da Câmara de Jundiaí, continua como secretária-geral da entidade. Já Gerson Castro segue como diretor-financeiro. A jornalista Marilia Rangel, diretora de Comunicação da Assembleia do Rio Grande do Norte, assume a nova Diretoria de Comunicação, com o objetivo de fortalecer os canais de informação e a troca de experiências entre as emissoras.

A meta, segundo o novo presidente, Marcelo Malacrida, é unir esforços para fortalecer as emissoras legislativas, com a discussão de novos formatos, além de expandir a Astral e a Rede Legislativa de Rádio e Televisão. Para ele, a criação dos dois novos cargos visa ampliar as ações da Astral, “aumentando o intercâmbio de conhecimento tanto entre os membros da Diretoria Executiva quanto dos associados”.

O atual diretor da TV Assembleia do Mato Grosso, Wanderley Oliveira, deixa o comando da Astral, mas passa a fazer parte como presidente de honra da entidade. “A Astral é uma das minhas cinco filhas. Fizemos um trabalho de qualidade, tirando dúvidas e buscando soluções, atuando sempre de forma conjunta na troca de experiências, o que resultou no fortalecimento e expansão da Rede Legislativa de Rádio e TV”, enfatizou Oliveira, que sai com a sensação de dever cumprido.

Veja também

Ministro defende meta e fala em ‘racionalidade’

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse ontem que o governo tem compromisso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!