A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) está disponibilizando um texto para discussão, com o tema: Agropecuária baiana em tempos de pandemia. O objetivo é trazer um panorama do setor agropecuário na Bahia em 2020.
A agropecuária nacional e a baiana, em particular, ultrapassaram a pandemia, em 2020, com um crescimento bastante significativo, puxado principalmente pela marca histórica da produção grãos. A demanda aquecida por alimentos – tanto a externa como a doméstica – provocaram alta dos preços e estímulos aos produtores, em que pese o encarecimento dos produtos básicos para os consumidores.
Para 2021, o cenário apresenta algumas incertezas no horizonte em decorrência do fenômeno climático da La Ninã, cuja intensidade tem sido apontada como um fator decisivo para o desempenho do próximo ciclo. O fenômeno tende a recrudescer a estiagem nas regiões centro-oeste e sul do país.
O Nordeste, por outro lado, deve se beneficiar de uma melhor distribuição de chuvas nos primeiros meses de 2021. As primeiras estimativas apontavam para uma safra de grãos, na Bahia, ligeiramente inferior à de 2020, devido à alta base de comparação e a uma possível redução na área plantada do algodão. Acesse agora mesmo o texto para discussão, clique aqui!
A SEI disponibiliza também, com base nas informações da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), um Business Intelligence (BI) com dados de 2019. Acesse o BI através desse link.