sexta-feira 6 de setembro de 2024
Os trabalhos foram conduzidos por Camila Marçal, psicóloga da Procuradoria Especial da Mulher, e Rosa Elisa, pedagoga da Escola do Legislativo - Foto: Divulgação
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sábado 20 de julho de 2024 às 15:22h

Seguranças da Assembleia Legislativa da Bahia participam de curso de estratégias para equipes eficientes

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Trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, comunicação assertiva, poder de decisão e resolução de conflito. Estas e outras temáticas foram contempladas durante o curso “Comunicação e Colaboração: Estratégias para Equipes Eficientes”, ofertado pela Escola do Legislativo para os profissionais de segurança da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A primeira turma, de 25 inscritos, encerrou a participação nesta sexta-feira (19), e a segunda turma está agendada para a próxima semana.

A capacitação teve carga horária total de 7 horas e foi ministrada por Camila Marçal, psicóloga da Procuradoria Especial da Mulher, e Rosa Elisa, pedagoga da Escola do Legislativo. As instrutoras vêm desenvolvendo, durante o ano, uma série de cursos e atividades de capacitação para os servidores lotados na Coordenação de Segurança da Casa, com o objetivo de aprimorar o atendimento interno e externo e a proteção de todos que circulam nas dependências da AL-BA. Os participantes têm exaltado as experiências que abordam liderança, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, entre outros desafios e provocações que tangenciam o trabalho diário desses servidores.

Entre as dinâmicas aplicadas, essa etapa do programa da Escola do Legislativo utilizou a metodologia da aprendizagem vivencial através do paintball. “É uma ferramenta de educação corporativa para desenvolvimento de habilidades, muito aplicada na iniciativa privada, uma maneira eficaz de capacitar os servidores para lidar com os desafios do ambiente de trabalho, melhorando sua capacidade de resposta, pois os participantes são colocados em uma situação simulada de competição e colaboração, onde precisam tomar decisões rápidas, trabalhar em equipe, resolver problemas e lidar com desafios em tempo real”, explica Rosa Elisa.

Segundo descreve a pedagoga, a metodologia de aprendizagem vivencial com a gamificação simula situações do cotidiano dos participantes que são, depois, abordadas e trabalhadas na sala de aula. Ela destaca que a prática promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para o ambiente de trabalho, tais como autocontrole emocional em situações de tensão ou imprevistos, melhor capacidade de comunicação, colaboração e trabalho em equipe.

“Investir em treinamentos que utilize a metodologia vivencial demonstra o comprometimento da AL-BA com o desenvolvimento contínuo de seus servidores. Essa prática não apenas aumenta a motivação e o engajamento das equipes, mas também contribui para a formação dos servidores para enfrentar desafios futuros e melhor servir ao cidadão. Nosso bem maior aqui são nossos recursos humanos em geral”, conclui Rosa Elisa.

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