o primeiro projeto UHV AC no sudoeste da China, o projeto Sichuan-Chongqing 1000kV UHV AC da State Grid Corporation of China, iniciou a construção em 2022.
Entende-se que o projeto construirá quatro subestações UHV em Sichuan Ganzi, Tianfu Sul, Chengdu Leste e Chongqing Tongliang, com capacidade de subestação de 24 milhões de kVA. A nova linha UHV de circuito duplo de 658 quilômetros, com um investimento total de 28,8 bilhões de yuans, está programada para entrar em operação antes do pico do verão em 2025.
Ao mesmo tempo, a fim de otimizar a estrutura da rede elétrica regional, melhorar a capacidade de garantia do fornecimento de energia da província de Sichuan, apoiar o desenvolvimento de energia limpa em grande escala e realizar efetivamente a implementação de transmissão de energia UHV, State Grid e Sichuan A Província também lançou conjuntamente uma nova rodada de grandes projetos de redes elétricas. Construção, novos 22 grandes projetos de rede elétrica de 220 kV e acima, incluindo otimização de Panxi, transformação de Yanyuan, Leshan South, Deyang South, etc., adicionarão 13 milhões de kVA de capacidade de subestação, e o comprimento total da nova linha é de 1.410 quilômetros . Entrega todo mês.
Entende-se que durante o período do 14º Plano Quinquenal, com a aceleração da construção do círculo económico Chengdu-Chongqing, a procura de electricidade em Sichuan e Chongqing aumentará rapidamente. Um aumento de 10,5%, 44,31%. O projeto UHV Sichuan-Chongqing é uma via expressa de energia elétrica que conecta as fontes de energia e os centros de carga em Sichuan e Chongqing. Após a conclusão, poderá transmitir energia elétrica limpa de mais de 35 bilhões de kWh todos os anos. É de grande importância para a construção de um sistema energético limpo, de baixo carbono, seguro e eficiente e para garantir a segurança energética regional. significado.
Em outubro de 2021, os governos de Sichuan e Chongqing emitiram o “Esboço para a Construção do Círculo Econômico Chengdu-Chongqing” e, em março de 2022, emitiram o “Plano de Construção de Integração da Rede Elétrica Sichuan-Chongqing”, propondo otimizar a alocação dos recursos energéticos de Sichuan-Chongqing e promover A rede elétrica de Sichuan-Chongqing foi atualizada para promover a interconexão. Actualmente, a espinha dorsal da rede eléctrica de Sichuan-Chongqing é uma rede eléctrica de 500 kV, que está interligada com as redes eléctricas do Leste da China, Central da China e Noroeste da China através de uma série de canais de transmissão UHV e 500 kV. Após a conclusão do projeto UHV Sichuan-Chongqing, o nível de tensão da rede principal da Rede Elétrica do Sudoeste da China será aumentado de 500 kV para 1.000 kV, o que pode atender efetivamente às necessidades de desenvolvimento e transmissão múltiplas de fontes de energia, e efetivamente empreender energia elétrica do noroeste da China, Tibete e outros lugares, melhorando significativamente A capacidade geral de segurança energética do Círculo Econômico Chengdu-Chongqing estabelece as bases para a construção de uma rede de base UHV mais forte e completa na região sudoeste.
Como todos sabemos, a rede eléctrica tem características de grande escala de investimento, longa cadeia industrial, forte força motriz e benefícios económicos significativos a médio e longo prazo. De acordo com estimativas de investimento, o projeto UHV AC Sichuan-Chongqing gerará quase 90 bilhões de yuans em investimentos na fabricação de equipamentos, construção de fontes de energia e outras indústrias relacionadas, ajudando efetivamente a suavizar a circulação doméstica e servir efetivamente à construção de um novo padrão de desenvolvimento.
(Xinhua/Huang Wei)
(Xinhua/Huang Wei)
(Xinhua/Huang Wei)
(Xinhua/Huang Wei)
(Xinhua/Huang Wei)
(Xinhua/Huang Wei)
(Xinhua/Huang Wei)
(Xinhua/Huang Wei)
(Xinhua/Huang Wei)