O enfrentamento da lacuna deixada pela Avianca, um planejamento anual de eventos, o fortalecimento da divulgação do destino Bahia, melhorias para infraestrutura e a execução do programa de incentivos Prodetur. Estas são algumas das pautas que os representantes do segmento do turismo querem debater com o atual secretário estadual Fausto Franco, na próxima terça-feira (14) na Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-BA. Embora a iniciativa deva partir do secretário, que vai apresentar seu planejamento para o setor, os temas são sugestões oferecidas pelo coordenador da Câmara do Turismo da Fecomércio, José Manoel Garrido, com o objetivo de dar mais qualidade ao resultado do tão esperado encontro.
– Em relação à aviação civil, a sugestão de alíquota zero de ICMS para o combustível poderá dar mais competitividade à Bahia, diante da concorrência de Ceará e Pernambuco – disse Garrido.
Para ele, o planejamento de eventos ao longo do ano poderia ajudar a reduzir os efeitos da sazonalidade, pois nos períodos sem festas ou feriados prolongados, Salvador ressente-se da redução do número de visitantes. O coordenador falou na importância de uma boa campanha publicitária, entendendo que um incremento nos investimentos em divulgação seria muito bem recebido pelos empresários.
Em relação ao Centro de Convenções, agora a expectativa é pela inauguração do equipamento pela prefeitura, o que pode contribuir decisivamente para melhorar o estagnado turismo de negócios do estado.
A melhoria da infraestrutura de rodovias, aeroportos e rotas fluviais e marítimas, bem como a oportunidade de ‘desencantar’ o Prodetur da Baía de Todos-os-Santos, parado desde 2011, também fazem parte das anotações do secretário para o encontro.