sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Secom/PMS
Home / NOTÍCIAS / Sede da prefeitura de Salvador pode mudar de local com novo centro de convenções
quinta-feira 4 de abril de 2024 às 15:42h

Sede da prefeitura de Salvador pode mudar de local com novo centro de convenções

NOTÍCIAS


O Palácio Thomé de Souza, sede da atual prefeitura de Salvador, pode mudar para outro local. O projeto de construção de um centro de convenções no subsolo da estrutura pode promover a modificação.

A informação foi confirmada ao Aratu On pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), na última segunda-feira (1º). “Assim que concluirmos o projeto, que a gente tenha a equação fechada, anunciaremos a cidade. Pode ser que, nesse projeto, a prefeitura não possa permanecer”, afirmou.

Abaixo da sede da administração municipal, há três estruturas: o Centro de Cultura da Câmara de Vereadores, uma subestação da Coelba e um estacionamento para autoridades.

De acordo com o gestor, o objetivo é construir um centro de convenções com capacidade para quatro mil de pessoas, com a responsabilidade de ser “a redenção do Centro Histórico”.

Mudança da sede

A realocação da prefeitura não novidade. Em 2019, ainda na gestão de ACM Neto (União), Bruno Reis, então vice-prefeito, anunciou que a nova sede da gestão soteropolitana deveria ser inaugurada. Em 2020, com a pandemia, contudo, a discussão adormeceu.

A mudança seria promovida em função de uma decisão judicial movida com base no argumento de que o prédio foi construído sem autorização do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2019, ACM Neto chegou a indicar que a prefeitura seria instalada em dois casarões atrás da sede atual, que pertencem à Santa Casa da Bahia.

O Palácio Thomé de Souza foi inaugurado em 1986 na gestão de Mário Kertész. Anteriormente, a sede da prefeitura da capital era abrigada no Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. A ideia inicial do projeto era para ser um prédio que abrigaria provisoriamente a prefeitura, por ser desmontável, segundo solicitação de Kertész ao Iphan, na qual argumentava que o destino da prefeitura seria um dos casarões abandonados do local.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!