A Bahia é terra de campeões, por isso, uma reunião deve acontecer em Las Vegas, nos Estados Unidos, para sacramentar a vinda do esporte para o estado
Celeiro de grandes lutadores do MMA, como Lyoto Machida, os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, além da campeã no peso-galo e peso pena Amanda Nunes, o governo da Bahia negocia para sediar um evento do UFC. Pelo menos é o que garante o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco.
Faustinho como era conhecido produtor e empresário nos anos 90, possui mais de 20 anos de experiência no entretenimento. De acordo com o titular da pasta, uma reunião deve acontecer em Las Vegas, nos Estados Unidos em breve, para sacramentar a vinda do esporte para o estado em 2020.
“Teremos uma feira de turismo em Las Vegas em setembro, e já combinamos com o pessoal do UFC de nos encontrarmos no escritório deles para viabilizar a vinda do UFC aqui para Bahia no ano que vem”, revelou o secretário ao Bahia Notícias.
Vale destacar que o Nordeste recentemente recebeu um evento da categoria. Fortaleza sediou no início de fevereiro o UFC Fight Night 144, que contou com as presenças dos brasileiros José Aldo, Demian Maia, Marlon Moraes, entre outros.
UFC – Ultimate Fighting Championship – Campeonato de Luta de Elite
O Que é UFC
O UFC foi fundado em 12 de novembro de 1993 por Art Davie e pelo brasileiro Rorion Gracie. A ideia inicialmente era promover combates entre competidores de diversas artes marciais fazendo-os lutar entre si. Contudo, com o tempo, os competidores começaram a adotar técnicas de diferentes artes marciais, com destaque para o lutador Marcos Ruas, que juntamente com outros, foram pouco a pouco dando origem ao que hoje é conhecido como MMA ou Artes Marciais Mistas.
Entre os estilos de luta que podemos ver no UFC e que compõe as diversas técnicas que fazem as Artes Marciais Mistas, podemos citar: jiu-jitsu brasileiro, wrestling, boxe, judô, muay thai, karatê, tae kwon do, entre outras.
No UFC, os lutadores lutam em um ringue composto de oito lados, que tradicionalmente é simplesmente chamado de “octógono”. No octógono, há uma grade que impede que os combatentes saiam do ringue. As lutas têm três assaltos de cinco minutos cada e quando temos uma disputa de título, são cinco assaltos de cinco minutos.
O UFC originalmente era pra ser um grande espetáculo de TV, e o seu nome original era War of the Words ou WOW; inspiraram o evento as lutas de Vale-Tudo que haviam no Brasil, uma luta violenta em sem regras. Contudo, o violento espetáculo agradou os espectadores da TV paga nos Estados Unidos e pouco a pouco o que era pra ser um show de TV foi se transformando em um esporte lucrativo e com regras bem definidas.
O UFC, originalmente era organizado em forma de campeonatos onde lutadores de diferentes estilos, tamanhos e pesos se enfrentavam numa luta praticamente sem restrições até sair um campeão. Entretanto, os organizadores foram percebendo que promover lutas era mais lucrativo do que promover campeonatos e pouco a pouco o evento se transformou em uma série de lutas, tendo uma luta principal que era a última da noite, muitas vezes uma defesa de cinturão.
A violência do esporte fez com que a opinião pública e alguns políticos americanos fizessem campanha para o banimento do UFC, o que quase extinguiu a luta e fez falir a empresa e as demais que também começaram a promover esse tipo de competição. Porém, investimentos e uma melhor organização, a adoção de regras bem definidas e a divisão em categorias conseguiram fazer o UFC dar a volta por cima, transformando-o num dos shows esportivos mais populares da atualidade.