sexta-feira 8 de novembro de 2024
Secretário-geral, António Guterres - Foto: ONU/Mark Garten
Home / Mundo / MUNDO / Secretário-geral da ONU parabeniza Donald Trump por vitória nas eleições presidenciais dos EUA
quinta-feira 7 de novembro de 2024 às 08:45h

Secretário-geral da ONU parabeniza Donald Trump por vitória nas eleições presidenciais dos EUA

MUNDO, NOTÍCIAS


Secretário-geral da ONU declarou na noite desta última quarta-feira (6) que organização está pronta para trabalhar de forma construtiva com o próximo governo e que cooperação com Estados Unidos é “pilar essencial das relações internacionais”.

Horas após o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos, o secretário-geral da ONU emitiu uma nota parabenizando o presidente eleito do país, Donald Trump, bem como o povo americano “pela sua participação ativa no processo democrático”.

António Guterres afirmou que “as Nações Unidas estão prontas para trabalhar de forma construtiva com o próximo governo para enfrentar os desafios dramáticos que o mundo atravessa”.

Pilar essencial das relações internacionais

Ele afirmou ter a convicção de que “a cooperação entre os Estados Unidos e as Nações Unidas é um pilar essencial das relações internacionais”.

Segundo agências de notícias, o candidato do Partido Republicano foi anunciado como vencedor após ultrapassar a marca dos 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para ganhar a presidência, por volta das 2h da manhã de quarta-feira, no horário de Nova Iorque.

No discurso de vitória no estado da Flórida, Trump disse que recebeu um “mandato poderoso e sem precedentes” do povo americano.

Reações de líderes mundiais

Além de Guterres, outros líderes internacionais também reagiram, publicamente, nesta quarta-feira ao anúncio da vitória de Trump.

Dentre eles estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro e o presidente da França, Emmanuel Macron,

Donald Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2025.

Veja também

Petrobras pode ser proibida de comprar gás natural de outras empresas; entenda

A Petrobras pode ser proibida de comprar gás natural de outras empresas. A informação é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!