sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Secretário-geral da ONU encontrará Zelenskiy e Erdogan na Ucrânia
terça-feira 16 de agosto de 2022 às 18:19h

Secretário-geral da ONU encontrará Zelenskiy e Erdogan na Ucrânia

MUNDO, NOTÍCIAS


O secretário-geral da ONU, António Guterres, se encontrará com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, e o presidente turco, Tayyip Erdogan, na Ucrânia, na quinta-feira (18), disse um porta-voz da ONU, e na sexta-feira (19) visitará o porto de Odessa, no Mar Negro, onde as exportações de grãos foram retomadas sob um acordo mediado pela organização.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse nesta terça-feira que Guterres se reunirá com Zelenskiy em Lviv, no oeste da Ucrânia, e discutirá a situação na usina nuclear de Zaporizhzhia, além de buscar uma solução política para o conflito com a Rússia.

A Ucrânia e a Rússia têm trocado acusações sobre a autoria dos bombardeios perto da usina nuclear no leste da Ucrânia, que as forças russas tomaram nos estágios iniciais de sua invasão ao país vizinho, em 24 de fevereiro. A usina ainda está sendo operada por técnicos ucranianos.

A ONU disse que pode ajudar a facilitar uma visita de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a Zaporizhzhia a partir de Kiev, mas a Rússia disse que qualquer missão que passe pela capital da Ucrânia é muito perigosa.

No sábado, Guterres visitará o Centro de Coordenação Conjunta em Istambul, composto por funcionários russos, ucranianos, turcos e da ONU, que supervisiona as exportações de grãos e fertilizantes da Ucrânia pelo Mar Negro.

Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no mês passado sob um acordo entre Moscou e Kiev, intermediado pela ONU e a Turquia, possibilitando o envio de centenas de milhares de toneladas de grãos ucranianos aos compradores. A ONU disse que o acordo visa aliviar uma crise alimentar global que se agrava.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!