‘Uma pessoa de carro para atravessar de Ferry-Boat paga R$ 50, mas com a ponte vai pagar menos e chegar em 6 minutos’
O titular da Casa Civil do Governo do Estado, Bruno Dauster, deu entrevista conforme foi publicada nesta última sexta-feira (21) no Bnews. O secretário falou sobre os valores envolvidos na obra da Ponte Salvador-Itaparica dentre. Ele confirmou que estudos realizados para a construção da ponte Salvador-Itaparica indicam que o valor do pedágio custará R$ 45 e a licitação será no dia 30 de setembro, conforme publicou o Acesse Política no inicio de junho.
“O projeto da Ponte Salvador-Itaparica é um investimento de quase R$ 6 bilhões, apenas se falando dos acessos de Salvador, na Ilha de Itaparica e na BA-001. É o que a gente chama de projeto greenfield. O principal tráfego que teremos na ponte é o desviado que vem de Santo Antônio de Jesus, e que vai passar por Nazaré, pela Ilha e pela Ponte para chegar na Via Expressa em Salvador. É um tráfego que representa um movimento de economia de 150km para quem vem de Santo Antônio de Jesus para Salvador”, declarou na entrevista Bnews.
“Então, o que é que nós fizemos? Estabelecemos como custo do pedágio o custo editado que essas pessoas têm ao fazer esse contorno. Hoje as pessoas pagam uma tarifa muito maior que essa para atravessar de Ferry-Boat. Uma pessoa com um carro não paga R$ 45. Paga R$ 50, correto? Então, estamos reduzindo o custo dessa travessia. Sem falar que, se antes levava uma hora de travessia, agora vai levar 15 minutos”, justifica.
Dauster afirma que a Casa Civil também estabeleceu um outro valor de pedágio para o usuário que usará a ponte para trabalhar, todos os dias. Nesse caso, o pedágio será de R$ 25 por passagem. “Foi feita uma pesquisa de intenção de pagar para fazer essa viagem todo dia. No momento em que foi feita, deu R$ 15. Com a inflação de hoje, seriam R$ 25”, explica.
A obra
O projeto do Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, está orçado em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado. Na última segunda-feira (17), o vice-governador João Leão informou que o Governo garante, no projeto, um número mínimo de tráfego para a viabilidade econômica da ponte Salvador-Itaparica.
“O nosso projeto é de desenvolvimento econômico para o estado. Esta não é uma ponte que vai servir apenas para Salvador e Itaparica, mas será um novo vetor de desenvolvimento para todo o estado, da mesma maneira que foram o Polo Petroquímico e o Centro Industrial de Aratu, nas décadas de 70/80”, destacou o vice.