sábado 22 de fevereiro de 2025
Secretário expôs os planos da pasta de Desenvolvimento Rural na reunião comandada pelo deputado Manuel Rocha Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Secretário do estado apresenta programas aos integrantes da Comissão de Agricultura na AL-BA
terça-feira 9 de maio de 2023 às 18:10h

Secretário do estado apresenta programas aos integrantes da Comissão de Agricultura na AL-BA

NOTÍCIAS


A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), presidida pelo deputado Manuel Rocha (União Brasil), recebeu na manhã desta terça-feira (9), o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, para expor aos deputados os planos e programas da pasta para os próximos anos. O secretário esteve acompanhado de todos os seus superintendentes, que discorreram sobre cada uma das áreas de atuação da SDR. A Secretaria tem como foco e público-alvo prioritários os agricultores familiares, e é para eles que a Pasta direciona suas ações.

Titular da Superintendência de Agricultura Familiar, Euzimar Cordeiro revelou que a Suaf “é a mãe da SDR”, por tratar diretamente com o público prioritário da Secretaria. Criada em 2007, a Superintendência atua, basicamente, em duas frentes de trabalho: com o apoio e fomento da produção, e para facilitar o acesso ao mercado e aumentar o valor agregado dos produtos da agricultura familiar.

Uma das ações da Suaf é a distribuição de sementes e mudas aos agricultores. Desde 2015, mais de 30 milhões de mudas já foram entregues para a agricultura familiar. A Superintendência pretende inaugurar mais uma biofábrica regional para produção e distribuição destas mudas, agora na região da caatinga. O deputado Luciano Almeida (Solidariedade) sugeriu que a SDR utilize um prédio público abandonado na cidade de Valente para a estruturação desta biofábrica, porque ele já estaria “pronto” para receber a produção das mudas, inclusive com laboratório.

Segundo o parlamentar, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Oliveira Torres, e a presidência da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) concordam com a instalação em Valente e prometeram empenho para que isso se efetive. O líder do Governo na Assembleia, Rosemberg Pinto (PT), defendeu a criação de estruturas públicas em diversas regiões do Estado e informou que a curva indicativa sobre o quantitativo de baianos em “estado de vulnerabilidade alimentar” mudou o curso e, hoje, se concentra nas áreas urbanas. A Bahia tem, segundo o petista, 12,5% da sua população passando fome. Este índice já foi de 6%. Atualmente, a maior concentração dos que enfrentam a fome está nas cidades, o que levou o líder governista a afirmar que “no campo se morre de muitas coisas, mas não de fome”.

Metas

E é para o campo que a SDR destina suas ações prioritárias. Como as da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR). De acordo com o superintendente Jeandro Ribeiro, uma das metas é que cada uma das mais de 700 mil propriedades da agricultura familiar na Bahia tenha, pelo menos, uma fonte de água. A CAR, que tem por foco o combate à pobreza, inclusão socioprodutiva, qualidade de vida e sustentabilidade, investiu no ano passado R$ 940 milhões em programas que beneficiam os pequenos agricultores baianos. Até 2027 estão previstos acordos de empréstimos com o Bid, Fid e Banco Mundial no valor total de 300 milhões de dólares, dinheiro que será destinado à agricultura familiar.

Também para beneficiar os pequenos agricultores, que respondem por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos baianos, segundo a representante do superintendente Lann Almeida, da Bahiater, o deputado Marquinho Viana sugeriu ao secretário Osni Cardoso que solicite à Neoenergia melhor prestação de serviços de energia elétrica no Estado.

No próximo dia 23, o presidente da empresa, Luiz Antônio Ciarlini, estará diante da Comissão de Agricultura e Política Pública da Assembleia Legislativa da Bahia para debater este e outros assuntos com os deputados.

Veja também

Secretários de segurança aprovam padrão nacional para dados de crimes

Os membros do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) aprovaram, nesta sexta-feira (21), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!