De um total de 38 emendas parlamentares individuais do Orçamento Geral da União (OGU) de 2018 e 2019 para a Bahia, totalizado em R$ 24.078.998, 15 delas serão voltadas para o desenvolvimento dos municípios e da Agricultura Familiar. O valor foi direcionado pelo secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destacando que as demais emendas (17) são para os setores da Saúde e da Educação (6).
“São recursos que já foram empenhados para fortalecer áreas prioritárias sinalizadas pelo governador Rui Costa, com foco no desenvolvimento social e econômico da Bahia”, explicou o gestor. Com relação ao desenvolvimento municipal, destacou, as emendas foram direcionadas para obras de infraestrutura e aquisição de máquinas voltadas ao desenvolvimento de atividades da Agricultura Familiar.
Mais de R$ 10 milhões foram direcionados para a Saúde, beneficiando a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) com a aquisição de equipamentos e aparelhos para os hospitais Santa Casa de Itabuna, Albert Sabin, Ana Nery, Ernesto Simões e Tsylla Balbino, além de recursos encaminhados para as Obras Sociais Irmã Dulce, APAE, hospitais Aristides Maltez, Martagão Gesteira e Santa Izabel.
Já na área da Educação, Pinheiro direcionou verba para a aquisição de ônibus escolares, para financiar o fomento à pesquisa na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e para a aquisição de equipamentos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).