O vereador Antonio Carolino (Podemos) tem defendido os moradores próximos à BA-528 contra medidas da Concessionária Via Bahia. O parlamentar também pediu ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) que apoiasse a causa das famílias afetadas.
Segundo Carolino, o prefeito designou o secretário de Governo, Cacá Leão, para auxiliar as comunidades do Bosque Imperial de Inema, Loteamento das Mangueiras, Mariango e Beira Rio. Essas áreas são vizinhas da rodovia e integram o perímetro urbano de Salvador.
Atendendo à comissão de moradores, no dia 20 deste mês, o secretário Cacá Leão propôs resoluções, notando que mais de 600 famílias estão sob pressão emocional devido às ações judiciais da Via Bahia. “Precisamos proteger a cidadania dos moradores”, afirmou Cacá Leão.
Justiça
“A Via Bahia ingressou na Justiça contra centenas de famílias soteropolitanas, visando à reintegração de posse. A maioria dessas famílias, porém, reside próximo à BA-528 há décadas, antes mesmo da Via Bahia administrá-la”, pontuou Carolino.
O vereador ressaltou que a empresa quer o despejo imediato de famílias e comerciantes longevos na área, “alegando riscos com veículos e planos de expansão”.
Classificando a situação como “crueldade”, Carolino destaca: “Os moradores levaram anos para se estabelecer; como sairão de forma abrupta como quer a Via Bahia, sem diálogo ou indenizações?”
O assunto foi tema de debate na Câmara Municipal de Salvador, na Tribuna Popular de setembro. Foi aprovado o Requerimento nº 230/2023, de autoria de Carolino, para criar uma Comissão Especial suprapartidária para acompanhar e negociar com os moradores e a Via Bahia.