O secretário estadual de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, realizou na última quinta-feira (15) uma reunião com representantes do setor na intenção de alinhar estratégias para uma volta consistente da atividade turística na região. A pasta busca entender melhor o impacto da pandemia no setor e as maneiras de reestabelecer a atração de viajantes com a colaboração de empresas do nicho.
“Tivemos índices de infecção bem menores que os de outros estados, e isto mostra que, tanto na primeira como na segunda onda, as medidas foram acertadas”, comentou o secretário acrescentando que uma volta mais volumosa do fluxo de turistas deve acontecer em breve.
O secretário pontuou também que o diálogo entre o Governo do Estado e o trade está aberto e que ele é um interlocutor, lembrando que um dos seus primeiros atos ao assumir a titularidade da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) foi reunir-se com suas lideranças. “O diálogo está aberto para encontrarmos respostas às nossas questões”, disse Bacelar.
Pela pauta da reunião passaram temas como:
– Estratégias e planejamentos para a retomada;
– Investimentos para o setor;
– Toque de recolher e venda de bebidas alcoólicas;
– Parcelamentos de dívidas de água e energia elétrica;
– Criação de linhas de crédito;
– Prospecção e regionalização de voos;
– Comunicação e marketing para promoção de destinos;
– Participação em feiras internacionais;
– Qualificação de mão de obra;
– Infraestrutura turística;
– Conservação de equipamentos;
– Projetos para o Centro Histórico de Salvador.
Participaram também do encontro representantes das seguintes associações: ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Abre (Associação Baiana de Receptivo), Setur (Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade), Salvador Destination; CBTur (Conselho Baiano de Turismo), Sindetur (Sindicato de Turismo da Bahia), Sindloc (Sindicato das Locadoras de Veículos) e Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).