quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Secretaria de Saúde de Ibicaraí promove capacitação de Biossegurança Hospitalar
terça-feira 21 de maio de 2019 às 16:05h

Secretaria de Saúde de Ibicaraí promove capacitação de Biossegurança Hospitalar

NOTÍCIAS


Na manhã da última sexta-feira, dia 17 de maio, a secretaria municipal de Saúde da prefeitura de Ibicaraí, através do Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Municipal Arlete Maron de Magalhães (HAMM), foi realizado uma capacitação de “Biossegurança Hospitalar” e a sua importância na área de saúde para os funcionários daquela unidade.

O objetivo primordial dessa “biossegurança hospitalar”, é o de atentar para as condições essenciais de trabalho na área de saúde, no que se refere as condições de segurança dos funcionários no trato com pacientes, colocando-se assim, a higienização, como um hábito, para uma assistência de qualidade.
Também foi abordado a necessidade do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como forma de garantir proteção integral aos funcionários dessa área.

As palestrantes convidadas, Denise Miranda, Enfermeira da Vigilância a Saúde do Trabalhador – DIRES Itabuna e Priscila de Oliveira, Enfermeira e Coordenadora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), juntamente com a Coordenadora do CCIH Gilda Aguiar do HAMM e do Fisioterapeuta Danilo Macedo, que abordou sobre Ergonomia Ocupacional.

O tema “higienização das mãos”, que é comemorado mundialmente no dia 05 de maio, foi bastante abordado, pela sua importância no combate das infecções relacionadas à saúde do paciente e do meio ambiente. É um tema recorrente devido a resistência dos profissionais da área de saúde no tocante a higienização das mãos.
Essa Capacitação contou ainda com o apoio da Coordenadora de Assistência de Enfermagem Andreia Matos e Rosilene Menezes Coordenadora de Higienização do HAMMA.

Foi Registrado também a presença da Drª Arleide Medeiros Veiga Freire, funcionários do Hospital Manoel Martins de Souza da cidade de Iguaí, professora e alunos da Escola de Enfermagem ETEI-Itabuna, funcionários da Vigilância Sanitária local e demais setores do HAMM.

A Coordenadora do CCIH do HAMM, agradece ao apoio da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa de Jamylly Oliveira e em especial ao prefeito Lula Brandão.

Veja também

Abin vê ameaças a democracias como principais riscos para 2025 e alerta sobre eleições na região

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) avalia que ameaças à democracia estão entre os principais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!