A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta última sexta-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o workshop “Inovação, empreendedorismo: uma agenda para o currículo e o mundo do trabalho”. A atividade, que segue até este sábado (10), tem o objetivo de discutir a importância da Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva do empreendedorismo e da inovação, e envolve educadores, gestores e representantes de órgãos e instituições de ensino.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância desta agenda. “Compreendemos o lugar que nós, da Bahia, chegamos na Educação Profissional, pois caminhamos muito desde 2007 até os dias atuais, e a Bahia é um destaque. Este workshop é essencial, pois estamos com uma frente muito importante e a atividade fala disso, que é o nosso currículo. O nosso Conselho Estadual está debruçado sob o documento para dar um parecer para aprovarmos as Bases Curriculares do Estado da Bahia e a Educação Profissional também faz parte”, ressaltou.
O superintende de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre este processo de diálogo. “A atividade visa a integração com os parceiros, que envolvem as instituições de ensino e de mercado, para que a discussão seja na perspectiva do mundo do trabalho e da Educação Profissional um projeto para a Bahia. O público presente é composto por pessoas que trabalham em agências e órgãos importantes como o Sistema S, institutos federais, universidades, movimentos sociais, escolas da rede estadual e da rede particular, ou seja, diferentes atores e agentes”.
Troca de conhecimento
Para Simone Santos Xavier, que acabou de ingressar como coordenadora pedagógica do Centro Territorial de Educação Profissional Semiárido Nordeste II (CETEP), localizado em Ribeira do Pombal, o momento é de novos aprendizados. “Recém-chegada ao Estado, vejo este encontro como uma importante experiência para o fortalecimento da Educação Profissional. O Escritório Criativo, onde trabalho, ainda atua de forma limitada e espero que a troca de experiências no workshop possa contribuir para a melhoria da nossa prática”, afirmou.
Já a professora do Colégio Estadual Professora Noemia Rego, localizado em Salvador, falou que os temas debatidos são estratégicos. “A abordagem do empreendedorismo relacionado à temática da inovação é muito válida. Focar nessa dinâmica em sala de aula é fundamental, ainda mais agora que estamos organizando a primeira feira de empreendedorismo do colégio”, disse a educadora.