A Secretaria da Educação do Estado (SEC-BA) divulgou, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), a lista dos 63 estudantes selecionados para o Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA). Durante uma semana, entre 27 de novembro e 1º de dezembro, esses alunos vivenciarão os trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Realizada em parceria com o legislativo baiano, a iniciativa visa estimular a participação social e cidadã do público estudantil das redes pública e privada de ensino dos 27 territórios de identidades baianos, a partir da sua aproximação com o poder legislativo e a vivência parlamentar.
O Deputado Jovem Baiano, que irá acontecer na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, envolve estudantes de, no mínimo, 15 anos de idade do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O espaço possibilitará aos participantes a simulação de como funciona a rotina de um parlamentar; as suas atividades e atribuições; e os trabalhos internos para a elaboração e votação de uma lei.
Dos 63 estudantes selecionados, 35 são da rede pública; 13 da rede privada; quatro indígenas; quatro quilombolas; quatro de Escolas da Família Agrária; e três com deficiência. Os participantes foram selecionados a partir da apresentação de projetos de lei em âmbito estadual, por meio dos quais os autores apontam problemas que precisam de solução e propõem possíveis alternativas em formato de proposição legislativa.
“Eles terão a oportunidade de vivenciar o que é esta experiência legislativa, ou seja, o que um deputado ou deputada faz no seu dia a dia”, enaltece a coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Santos.