quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Sebrae e Federação das Indústrias do Estado da Bahia ampliam convênio
segunda-feira 5 de junho de 2023 às 15:43h

Sebrae e Federação das Indústrias do Estado da Bahia ampliam convênio

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Sebrae Bahia e a Sebrae e Federação das Indústrias do Estado da Bahia ampliam convênio (FIEB) vão ampliar até dezembro deste ano o projeto Trilha Associativa. O convênio, iniciado em agosto de 2022, tem o objetivo de fortalecer as pequenas empresas através dos sindicatos, com base em quatro eixos: Mentoria, Associativismo Empresarial, Ciclo de Formação de Jovens Lideranças e Defesa de Interesses. Na última quarta-feira (31), foi realizada a cerimônia de encerramento da primeira etapa na sede da Fieb, no Costa Azul, quando representantes de sindicatos apresentaram os resultados obtidos. No primeiro momento, 15 sindicatos foram beneficiados, atingindo em torno de 240 empresas.

Na ocasião, o gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Antônio Carlos Borges Jr., pontuou que a parceria apresentou novidades. “A experiência está sendo muito boa. Os jovens líderes estão tendo a oportunidade de entender qual o real papel da instituição, como ela pode se relacionar com os ‘esses’, com a federação e com as instituições públicas. Isso dá um fortalecimento das atividades e potencializa também o associativismo. Acho que o Sebrae está cumprindo a sua missão, ao atuar nessa área, que favorece tanto a pequena empresa quanto as instituições”, disse.

Já o coordenador de Relações com Parceiros Estratégicos do Sebrae Bahia, Péricles Bahia, avalia que o convênio proporcionou momentos de alegria a todos os envolvidos. “Percebemos que os sindicatos estão muito satisfeitos. A gente fez a nossa missão, atender as pequenas empresas. Os sindicatos são formados por pequenas empresas e essa felicidade vai além, porque no dia 30/5 o Sebrae aprovou o aditivo deste convênio em 25%, até dezembro. Serão em torno de mais 20 sindicatos que participarão da próxima etapa”, informou.

A gestora do Sebrae Bahia responsável pelo Trilha Associativa, Moniza Muniz, destacou que, neste segundo ciclo, a adesão dos sindicatos está bem alta. “A participação e o engajamento dos presidentes sindicais estão sendo muito importantes. Vemos que alguns sindicatos fizeram questão, desde o início, de participar de todas as ações e eu acho que o resultado está aí. A trilha dos jovens líderes também teve um ótimo resultado”, comentou. Ela informou, ainda, que Feira de Santana será a cidade contemplada para formar a segunda turma de jovens líderes.

O superintendente da Fieb, Vladson Menezes, ressaltou que o sindicato é a razão de ser da federação das indústrias. “Sem eles, nossa atuação seria muito fraca. Essa parceria com o Sebrae tem sido vital para fortalecer os sindicatos. Revelar e fortalecer novas lideranças é um dos objetivos do projeto trilhas”, frisa.

Segundo a gerente de relações sindicais da Fieb, Manuela Martinez, o Trilha Associativa impulsionou um movimento de retomada dos sindicatos, nesse momento pós-pandemia. “O projeto deu muito certo e, no ciclo 2, esperamos que novos sindicatos venham a aderir. Cada sindicato buscou, dentro de sua necessidade, pontuar e dinamizar algo. São projetos diferentes, mas cada um traz o que há de melhor pra aquele momento do seu sindicato e para impulsionar o setor”, revelou. “É muito importante ter o Sebrae como um braço impulsionador desse processo, não conseguiríamos fazer sozinhos. O Sebrae nos ajudou a chegar mais longe”, disse a gerente. Ela apontou, ainda, que houve um aumento de 7% no número de empresas associadas aos sindicatos, que passou de 1.893, em julho de 2022, para 2.019, em maio deste ano.

Resultados

Na primeira etapa de atividades dos 15 sindicatos, foram desenvolvidas 188 ações no eixo Mentoria. No eixo Associativismo, foram realizadas 244 visitas a indústrias e seis projetos setoriais foram desenvolvidos no Ciclo de Formação de Jovens Lideranças. O balanço também inclui 118 atendimentos nas ações de Defesa de Interesses junto aos parceiros – Neoenergia e Ibametro –, por meio do canal específico, criado para esta finalidade: o FIEB Atende.

Na cerimônia de fechamento do primeiro ciclo foram apresentados seis cases do Ciclo de Formação de Jovens Lideranças da Indústria. Foram abordadas as seguintes temáticas: Liderança e Autoconhecimento; Associativismo e Relações Institucionais; Comunicação e Relacionamento; Gestão e Produtividade; Criatividade e Inovação; ESG, Futurismo e Desafios Globais; e Governança Corporativa e Familiar.

Veja também

Governo Lula cobra de polícias uso de câmeras corporais; PRF ainda em fase de testes

Enquanto o governo do presidente Lula da Silva (PT) cobra que as polícias estaduais usem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!