A 13ª edição da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia) – maior encontro supermercadista do Nordeste – teve início às 15 horas da quarta-feira (10), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, e segue até o dia 12. O Sebrae marca forte presença no evento, ao levar 23 empreendedores da Bahia de variados segmentos, tendo criado, ainda, um espaço de gamificação para cadastramento de empresas e distribuição de brindes. A SuperBahia é uma realização da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (SINDSUPER).
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia e da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, destacou que a o Sebrae reúne no espaço pequenos empresários com iniciativas inovadoras, criativas e com produtos sustentáveis. “O Sebrae atua na capacitação e qualificação desses empresários, auxiliando na ampliação da visão empresarial, para que eles possam em ambientes como esse, com grandes marcas, desenvolver o networking, a troca de informação e o diálogo com as grandes redes, para que os produtos sejam colocados nas prateleiras das grandes redes, dando escala ao pequeno negócio”.
O gerente de Mercados, Projetos Especiais e Internacionalização do Sebrae Bahia, Antônio Carlos Borges, destacou que o Sebrae tem como perspectiva aproximar empresas. “Nós contemplamos algumas empresas que estão no Programa Agentes de Mercado – que integra o programa do Sebrae Nacional Acesso a Mercados, que atua com empresas do setor de alimentos -, para que elas se apresentem nesta feira, com seus produtos, fazendo que, com isso, aconteça o B2B, empresas vendendo para empresas”, disse.
A gestora do Programa Agentes de Mercado do Sebrae Bahia, Márcia Suêde, lembrou que, no ano passado, os negócios realizados por produtores atendidos pelo Sebrae foram da ordem de R$ 500 mil. Ela acredita que este ano esse valor deve ser superado. “Nosso objetivo é fazer a aproximação das empresas que a gente atende com o potencial comprador. Como o foco da feira é alimentos e bebidas, selecionamos e trouxemos pequenas empresas que comercializam biscoitos, café, kombucha, hidromel, cachaças, massa de bolo de aipim, mel (e derivados), palmito, dentre outros”. Segundo ela, essas empresas estão preparadas para apresentar seus produtos a grandes, médios e pequenos supermercadistas.
Negócios
A San’Mielle Hidromelaria é uma das empresas que está expondo seu produtos no estande do Sebrae. Originária de Cruz das Almas (BA), produz dois tipos de hidromel (bebida alcoólica fermentada à base de mel): o suave, com sabor floral e frutado, e o envelhecido, que fica em chips carvalho francês, com sabor mais ácido e amadeirado. A agrônoma Samira Maria Peixoto é a CEO da San’Mielle Hidromelaria e conta que a ideia de criar o negócio surgiu logo após a conclusão de sua tese de doutorado em Ciências Agrárias, que é relacionada a abelhas.
“O Sebrae tem nos apoiado a participar de eventos em São Paulo, Florianópolis e aqui. Sempre foi nosso parceiro. Ao conhecer nosso projeto, os gestores me convidaram para fazer parte do Programa Agentes de Mercado e já estamos na fase de solicitar o registro da bebida ao Ministério da Agricultura. E muito importante participarmos dessas feiras, porque o que não visto não é desejado”, afirmou.
Evelin Nunes é dona da Kombuká, empresa que produz kombuchas (não alcoólicas), sediada em Barra Grande (BA), na Península de Maraú. Ela conta que morou por 30 anos nos Estados Unidos, onde a kombucha é amplamente consumida e, ao retornar ao Brasil, sentiu falta do alimento. Ela começou, então a produzi-la, artesanalmente em casa, em 2021. De acordo com a empresária, a kombucha é feita com chá (preto, verde ou branco), açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras. “A kombucha é uma bebida probiótica, que leva aos intestinos bactérias benignas e tem função antioxidante, anti-inflamatória, dentre outras. Para imprimir sabor e personalidade ao alimento, ela relata que são adicionadas frutas e especiarias, sem a utilização de conservantes. O produto existe nos sabores maracujá e cúrcuma; abacaxi com gengibre; pitaia com limão; e uva bordô. “Nosso objetivo é mostrar que a kombucha é um alimento natural, diferente de refrigerantes e energéticos”, aponta.
A CEO da Fio Restore, Noêmia Daltro, criou a empresa (em Lauro de Freitas – BA) de cosméticos com o marido, há 34 anos. A indústria de pequeno porte produz uma extensa lista de produtos apropriados para variados tipos de cabelo (lisos, cacheados, oleosos, ressecados, em queda, quebradiços, dentre outros). A marca vende para a Bahia (capital e interior), outros estados e também exporta há mais de 15 anos para a Europa. “Somos uma pequena empresa cheia de entusiasmo e gostamos de desafios. O Sebrae é nosso grande guarda-chuva, nos apoia, nos dá força e incentivo”, revela.
Programação
DIA 11/07 (quinta-feira)
8h – XIII Fórum Baiano de Integração Varejo & Indústria SA Varejo / ABASE
Local: Quality Hotel & Suítes São Salvador (só para convidados)
12h50 – Encerramento do fórum e almoço para os participantes
13h50 – Início do treinamento – “Estratégias para manter a qualidade e prevenir as perdas no setor horti”
14h30 – Início das palestras – grade de palestrantes da SuperBahia
15h – Abertura do Pavilhão de Expositores da 13ª Edição da SuperBahia – Inovação, Tendências e Foco no Cliente”
22h – Encerramento de acesso ao Pavilhão de Expositores
Local: Centro de Convenções de Salvador
DIA 12/07 (sexta-feira)
8h – Workshop – “A importância do Associativismo para o Pequeno e Médio Varejo” (só para convidados)
Local: sede da ABASE
11h – Encerramento do workshop e retorno para o hotel
14h30 – Início das palestras – grade de palestrantes da SuperBahia
15h – Abertura do Pavilhão de Expositores da 13ª edição da SuperBahia – “Inovação, Tendências e Foco no Cliente”
22h – Encerramento de acesso ao Pavilhão dos Expositores
Local: Centro de Convenções de Salvador