A festa de Bom Jesus dos Navegantes abriu o calendário de comemorações populares de Salvador no primeiro dia do ano. A menos de uma semana para uma das principais manifestações culturais da capital, a Lavagem do Bonfim, que acontece no próximo dia 11, segundo Millena Marques e Yasmin Oliveira, do jornal Correio, que listou as festas populares que acontecerão na cidade durante a alta estação.
JANEIRO
Folia de Reis (Dia de Reis) – 6 de janeiro
Local: Largo da Lapinha
No dia festivo, a programação terá início com a alvorada às 6h; e missa às 8h, presidida pelo pároco Romildo Pires, e às 19h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão. Os católicos celebram A Folia de Reis com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.
Lavagem do Bonfim – 11 de janeiro
Local: Da Conceição da Praia, no Comércio, até a Igreja do Bonfim
A Lavagem do Bonfim é considerada a maior manifestação popular da Bahia, responsável por misturar o sagrado e o profano. O festejo tem início em frente à Igreja da Conceição da Praia, onde acontece um Culto Ecumênico. Em seguida, uma caminhada é iniciada até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
São Lázaro – 28 de janeiro
Local: Igreja São Lázaro e São Roque, Federação
No último domingo de janeiro, os devotos de São Roque, São Lázaro e Omolu se reúnem na Federação para celebrar os santos católicos e o orixá da saúde. A festa é marcada pela lavagem da escadaria da igreja de São Roque e São Lázaro, velas acesas e banho de pipoca.
FEVEREIRO
Lavagem de Itapuã – 1 de fevereiro
Local: Itapuã
Celebrada na quinta-feira que antecede o Carnaval, a Lavagem de Itapuã também reúne manifestações sagradas e profanas nos arredores da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na Praça Dorival Caymmi. A baianas iniciam a lavagem das escadarias do templo por volta das 12h. A festa profana, regada com muita comida e bebida, acontece pela tarde.
Festa de Yemanjá – 2 de fevereiro
Local: Rio Vermelho
Religiosos e turistas se reúnem na orla do Rio Vermelho para oferecer oferendas e pedidos nos balaios da Casa do Peso. No final do dia 2, dezenas de barcos são responsáveis por levar os balaios para o mar.
Fuzuê / Pré-Carnaval de Salvador – 03 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra)
Grupos culturais, folclóricos e tradicionais se juntam a bandas de chão para trazer os foliões no Circuito Orlando Tapajós: contra-fluxo no circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra para o primeiro dia do pré-carnaval.
Furdunço / Pré-Carnaval de Salvador – 4 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra)
Bandas e grupos artísticos fazem o contra-fluxo do tradicional circuito Dodô, conhecido como Orlando Tapajós, que começa em Ondina e vai até à Barra no segundo dia de pré-carnaval.
Carnaval de Salvador – 08 a 13 de fevereiro (quinta a terça-feira)
Circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande), Mestre Bimba (Em Amaralina) e Batatinha (Pelourinho)
Quarta de Cinzas – 14 de fevereiro
Local: Circuito Dodô (Barra-Ondina)
O arrastão da Quarta de Cinzas celebra o fechamento do Carnaval de Salvador.