Nesta segunda (30), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou em entrevista ao Bahia Notícias, que deve se reunir com os representantes dos grupos China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD) para tratar do início das obras da Ponte Salvador-Itaparica, das quais essas empresas são responsáveis.
De acordo com Jerônimo, o acordo assinado com os chineses para a construção da ponte está mantido, sem qualquer alteração em relação ao valor. Entretanto, segundo o Bahia Notícias, o prazo deverá ser renegociado, visto que o início das obras está atrasado em mais de dois anos.
O #Acesse Política entrou em contato com o deputado federal João Leão (PP), considerado o idealizador e maior entusiasta da construção da ponte em Salvador muito antes de ser vice-governador.
“O governador Jerônimo Rodrigues é um homem de sorte. A ponte Salvador-Itaparica tem tudo pra ser construída no seu governo. As empresas Chinesas estão prontas pra começar a obra. Contrato assinado, recursos no Fundo Garantidor para 1 ano de obra, liberação do Inema pronta, Liberação da Marinha, idem, com o prefeito Bruno Reis e o gestor de Vera Cruz, querendo ajudar. Finalmente está tudo pronto se precisar de João Leão estou às ORDENS. POIS MEU SONHO É VER ESTA OBRA PRONTA. Um pouco da história. Estive na China , na Espanha, em Londres e Portugal atrás da participação das grandes empresas mundiais especializadas neste tipo de obra. Conseguimos bater o martelo na B3 SP com o atual Consórcio Chinês, às duas maiores Empresas de Construção do mundo fazem parte. Agora é só começar”, disse o deputado João Leão.
Banco de Investimento Chinês
Leão disse que eles foram em diversos municípios no Oeste da Bahia, entre eles em Barreiras, Barra, Santa Maria e São Félix. Disse que eles e a comitiva de chineses passaram por Caetité, Brumado Jequié e Ilhéus. Visitaram todo Baixo Sul até na Casa de praia da Rainha Silvia da Suécia eles estiveram. Leão afirmou que a Rainha mandou preparar um baita almoço Baiano. Ao chegar na Ilha de Itaparica o embaixador da China, Li Jinzhang me disse: “Bonitão se a China tivesse as condições naturais que a sua Bahia tem, nos já seríamos o primeiro do Mundo há muito tempo. VAMOS FAZER A SUA PONTE”, disse o “Embaixador feliz da vida”, completou Leão.
Na comitiva, além do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, representantes do Banco de Desenvolvimento da China no Brasil e das construtoras China Railway Engineering (Group Crec 10) e China Communications Construction Company (CCCC) participaram desse encontro em 2017.
“Depois de toda esta viagem, fomos neste mesmo ano 2017, para o Carnaval na Avenida Sete e Barra Ondina. A embaixatriz vestida com Fantasia dos Filhos de Gandhi. Caímos na folia”, relembra Leão.
Leão e os chineses criaram um forte vínculo, o deputado visitou diversas vezes o país dos amigos orientais, e desde que vieram morar na Bahia, almoçam ou jantam todos juntos ao menos uma vezes por mês.
Os chineses na Bahia
Os empresários chineses estão na Bahia desde fevereiro de 2017. Eles moram em Salvador, mas desde então, estão percorrendo áreas do interior baiano interessados em projetos para investimento.
O grupo de executivos chineses já percorreu milhares de quilômetros de carro para avaliar as potencialidades de investimento na Bahia. Eles visitaram a fábrica de leite Leitíssimo, em Jaborandi, passaram por Correntina, onde conheceram a fazenda Universo Verde, gerida por um grupo chinês, e seguiram às margens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no trecho entre São Félix e Bom Jesus da Lapa, empreendimento que despertou o interesse de grupos chineses.
De lá, passaram por Caetité, Guanambi, Jequié e, por fim, Ilhéus, onde será construído o Porto Sul, destinado a escoar produtos como minério e grãos do oeste baiano. O porto é um dos projetos que o governo baiano apresentou aos executivos chineses, em março de 2016, quando Rui esteve na China.
A comitiva também conheceu detalhes do projeto da ponte Salvador-Itaparica, um empreendimento importante para o desenvolvimento do Baixo sul e considerado o maior vetor de desenvolvimento da Bahia.
Jerônimo se reúne nesta semana com chineses para tratar da Ponte Salvador-Itaparica