“Momento oportuno para nos atualizarmos sobre as propostas que podem beneficiar a indústria química e favorecer uma economia mais sustentável no país. Além de possibilitar também bons diálogos e ‘construção de pontes’ pelo desenvolvimento do nosso estado”. Assim o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, resume o seminário A importância da indústria química para a sociedade e a transição para a química verde, realizado na terça-feira (7).
Promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o evento contou com presenças do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Entre as boas notícias anunciadas no evento, uma delas foi dada por Alckmin, que informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará o projeto de lei da depreciação acelerada nos próximos dias. Segundo o vice-presidente, o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, é uma possível data para a cerimônia. O projeto destina R$ 3,4 bilhões para o programa que incentiva investimento nas plantas industriais.
Segundo dados da Abiquim, a indústria química representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, é a 3ª mais importante da indústria da transformação e mantém 2 milhões de empregos diretos e indiretos. A massa salarial do setor é de R$ 33 bilhões e os empregos são qualificados.