De ac cordoom relatório produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos todo ano devido à depressão e à ansiedade, custando quase um trilhão de dólares à economia global. O ambiente de trabalho tem o potencial de intensificar discriminações e desigualdades, com o bullying e a violência psicológica estando entre as principais queixas de assédio no local de trabalho — o que prejudica a saúde mental dos trabalhadores.
O mês de outubro também é voltado para a conscientização sobre transtorno mental relacionado ao trabalho. O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) é o principal equipamento da Prefeitura Municipal Teixeira de Freitas para a disponibilização de atendimento psicológico para os teixeirenses que vivenciam essa realidade.
Composta por uma equipe multiprofissional (com médico, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos administrativo, de enfermagem e de segurança do trabalho), a unidade é responsável por ofertar serviços como: vigilância em ambiente de processo de trabalho, assistência ao trabalhador, educação permanente e matriciamento em saúde do trabalhador, além de conscientização da população sobre o tema.
“Atendemos qualquer trabalhador, independente do vínculo empregatício”, explica Isabela Maria Gomes de Araújo, coordenadora do CEREST Regional de Teixeira de Freitas. “Para nós, qualquer indivíduo que trabalha pode adoecer ou sofrer acidente de trabalho, independente se tem carteira assinada ou não, vínculo formal ou informal, entre outras particularidades. Nossa prioridade é oferecer um serviço de Atenção Primária de excelência, buscando a qualidade de vida dos teixeirenses assistidos”.