A primeira santa brasileira recebeu a maior honraria da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim: a Comenda da Ordem do Mérito do Senhor do Bonfim. A homenagem aconteceu no dia 7, um domingo, durante uma missa que reuniu dezenas de fiéis na Colina Sagrada, e foi recebida por Irmã Olívia, religiosa que acompanhou de perto a Mãe dos Pobres em sua missão de amor pelos mais necessitados. A ação integra as comemorações pelos 270 anos da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, completados no dia 24 de junho.
Também foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito do Senhor do Bonfim o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Ele presidiu a Santa Missa que marcou o jubileu e as homenagens, e que teve como concelebrantes o reitor da Basílica, cônego Edson Menezes, e o Delegado Episcopal para as Confrarias, Ordens Terceiras, Irmandades e Devoções (COIDE), cônego Jair Arlêgo.
O reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Rocha, disse que “é uma honra presenciar uma homenagem tão importante para o nosso Anjo Bom, que continua intercedendo por todos os seus filhos e filhas”. O reitor lembrou que “muitas vezes a Mãe dos Pobres percorreu o Caminho da Fé, para, aos pés do amado Senhor do Bonfim, colocar as suas súplicas”.