A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promoveu, na tarde desta última segunda-feira (20), uma homenagem à Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), pela passagem do aniversário de 165 anos de fundação. O ato foi proposto no Legislativo pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) e aconteceu no plenarinho da Casa com a presença de parlamentares, gestores, funcionários e apoiadores da instituição filantrópica. A mesa da solenidade comemorativa também teve a presença do ex-provedor e do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil).
Fundada em 25 de março de 1959, a Santa Casa presta serviços de forma integrada com a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e atende a pacientes de Feira de Santana e outros 71 municípios da macrorregião através do HDPA. Presente à solenidade comemorativa, o médico Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa de Misericórdia na cidade, agradeceu ao deputado Arimateia pela iniciativa e destacou a importância da entidade no atendimento à população em locais onde há vazios assistenciais quando o assunto é saúde. O gestor também fez uma apresentação do projeto de implantação do Hospital Baiano de Oncologia (HBO), o que ampliará a capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos na região. Para a concretização do sonho, informou Matos, será necessária a captação de recursos da ordem de R$ 40 milhões, montante necessário para construção do equipamento.
O deputado José de Arimateia enalteceu o trabalho desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia em Feira de Santana ao longo dos 165 anos. “Muitas pessoas chegam ao hospital entre a vida e a morte, e Deus dá forças para elas prosseguirem. Para uma instituição como essa, a gente faz o que pode para sua ampliação e continuidade dos serviços prestados”, frisou. O legislador também sugeriu ao provedor uma mobilização junto aos deputados da ALBA para que eles destinem um valor em emenda parlamentar como forma de auxiliar na captação dos recursos necessários para erguer o HBO. “Dá para conseguir esse valor em emendas parlamentares. Sem contar que tem também os deputados federais, que podem fazer a destinação das suas emendas”, propôs.
Integrante da mesa do evento, o deputado Pablo Roberto (PSDB) informou que teve um encontro com a secretária estadual de Saúde (Sesab), Roberta Santana, com quem conversou sobre a importância de destravar emendas parlamentares destinadas ao aprimoramento dos serviços prestados pela instituição. “Os recursos ali aplicados vão permitir que a Santa Casa tenha mais condições de seguir servindo ao povo de Feira de Santana e região”, enfatizou. O deputado Robinson Almeida (PT) também prestigiou o ato comemorativo e elogiou o legado da entidade filantrópica, especialmente no campo da saúde. Ele propôs a união de esforços entre os legisladores presentes à solenidade para que as emendas parlamentares cheguem ao seu destino final, visando a melhoria do atendimento para todos que procuram amparo no HDPA.