Na última semana, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Bárbara, Junior Abelhinha, se reuniu com os integrantes da Cooperativa de Agricultores Familiares e outros agricultores independentes que fazem parte do Programa Nacional da Alimentação Escolar.
A reunião que aconteceu no auditório da SEAGRI, tratou sobre os agricultores que vão participar da chamada pública, que é um tipo de licitação para a escolha dos agricultores que irão fornecer o alimento para a merenda escolar do município.
O Programa Nacional da Alimentação Escolar, determina que 30% dos recursos da merenda seja proveniente da agricultura familiar. Trabalhando desde o ano de 2017 com a merenda escolar, o Governo de Todos já adquiriu quase 40% da compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, e a meta é atingir 70%.
Como agricultora, Alzira Lima Santos, diz que esse projeto da merenda escolar permitiu aumentar a renda de sua casa.”Pra mim foi uma benção, porque através desse dinheiro da merenda escolar, eu pude ajudar meu marido colocar comida dentro de casa, tenho hortaliça, faço sequilhos, e só tenho a agradecer a Deus e a prefeitura que ajudou a mim e a muita gente”, disse Alzira
Dona Elenice Rosa de Jesus, há dois anos fornece seus produtos, e afirma que o ano de 2019 foi especial.”Foi muito importante fazer parte desse Programa, pois além de ajudar em casa com esse dinheiro, produzir e fornecer os alimentos me ajudou a sair da depressão e me deu forças pra acreditar que eu sou capaz. Nós temos muito que agradecer ao prefeito e ao secretário por essa oportunidade, através da SEAGRI podemos tomar dois cursos no SENAE para melhorar. Hoje produzo sequilhos, broa, queijadinhas, coisas que antes eu pensava que não iria conseguir fazer”, afirmou Elenice.
A chamada pública para a participação dos agricultores acontecerá dia 13 de fevereiro, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.