Para atenuar os efeitos do Covid-19 sobre a vida dos baianos, o deputado estadual Samuel Junior (PDT) apresentou duas indicações sobre a temática na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O parlamentar pede prorrogação para pagamento do IPVA e atendimento psicológico aos profissionais de saúde que estão tratando o coronavírus.
Num dos documentos, o pedestista solicitou ao governador Rui Costa a prorrogação do prazo para pagamento tanto do IPVA quanto do licenciamento de veículos por 90 dias. “A economia de nosso país está parcialmente paralisada por conta dessa crise internacional. Alguns setores não terão condições de arcar com seus compromissos. Outros, terão suas receitas reduzidas drasticamente, especialmente profissionais liberais, motoristas de aplicativo”, disse.
Segundo o parlamentar, este é o momento de sacrifício também do Poder Público. “Não é momento de somente a população se sacrificar. Infelizmente, o Poder Público tem que oferecer sua parcela de sacrifício para ajudar nossa gente a sair dessa crise”.
O parlamentar também apresentou indicação ao presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, para ofertar atendimento psicológico aos profissionais de saúde envolvidos diretamente no atendimento de pacientes infectados pelo Covid-19.
“Os profissionais de saúde e outros que trabalham diretamente no atendimento de pacientes infectados pelo Covid-19 estão vivendo situações profissionais atípicas, tais como riscos enormes de contaminação, necessidade de se ausentar de seus familiares, impossibilitados de ter contatos físicos diretamente com seus filhos, pais e cônjuges, o que incorre na possibilidade de contração de doenças psicossomáticas”, disse. Samuel Junior acredita que os níveis de estresse a que os profissionais estão submetidos faz com que a imunidade fique baixa, potencializando as chances de contaminação.