Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, a capital baiana vai receber a segunda edição da Virada Sustentável Salvador, evento que tem como objetivo mobilizar e reunir as organizações sociais, Prefeitura, empresas, artistas e ativistas que possam desenvolver atividades para a população com a temática da sustentabilidade. O evento de apresentação do festival ocorreu nesta semana no Hub Salvador, no Comércio, e contou com a presença do Secretário da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga.
Na ocasião, foram apresentados o conceito do evento e informações sobre a participação de empresas, grupos e entidades. Durante o período de ações da Virada Sustentável, entre novembro e dezembro, diversas atividades serão desenvolvidas. Elas estarão concentradas em três pilares: o do conhecimento, que pode ocorrer por meio de palestras e debates; o da ação, como corrida e caminhada; e o da cultura, com enfoque à música, dança, circo, teatro, dentre outros.
Inscrições e conceito
Quem tiver interesse em inscrever projetos de caráter gratuito ou de obter mais informação sobre o edital – disponível até o dia 23 de outubro – deve acessar o site: www.viradasustentavel.org.br .
A Virada é uma realização do movimento Salvador Meu Amor, com patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).
Considerado o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, pois envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais, a Virada Sustentável teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo. Desde então, vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.
A primeira edição do evento em Salvador ocorreu em 2016. O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A concepção temática da Virada Sustentável é, atualmente, lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.