Salvador se transformará no centro das discussões sobre preservação, inovação e turismo sustentável ao receber nesta segunda (2) e terça-feira (3), o 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial & Conferência Internacional de Turismo Criativo. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a Creative Tourism Network, ocorrerá na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio, e trará como tema central: “Turismo Criativo, Patrimônio Vivo: Inovação e Parcerias para Revitalizar Cidades Históricas e Patrimônio Mundial”.
A abertura oficial, marcada para o dia 2 de dezembro, às 14h, no cine Glauber Rocha, contará com a presença de importantes autoridades, como Bruno Reis, prefeito de Salvador; Paulo Ziulkoski, Presidente da Confederação Nacional de Municípios, Leandro Grass, Presidente do IPHAN, Cleber Rodrigues Gerente de Marketing da Infraero, além de representantes do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, UNESCO, Embratur, Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Creative Tourism Network Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI), SEBRAE.
Um encontro de inovação e preservação
Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio cultural através da Integração entre Turismo Criativo e Patrimônio Mundial, o evento reunirá gestores públicos e privados, pesquisadores, especialistas e profissionais de diversas áreas para trocar experiências e debater soluções criativas para os desafios atuais.
O encontro é realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador e a OCBPM e conta com a colaboração da Creative Tourism Network® (CTN). Juntos, esses atores buscam criar sinergias entre a valorização do patrimônio cultural e a economia criativa, promovendo experiências autênticas e sustentáveis.
Destaques do evento
Além das palestras e painéis com especialistas renomados, o encontro abrigará a Conferência Internacional de Turismo Criativo, uma oportunidade única de explorar como a criatividade pode revitalizar as cidades históricas, ao mesmo tempo em que se preserva a autenticidade cultural.
Os debates abordarão temas como:
Títulos Globais, Impactos Locais: Estratégias Para Preservar Patrimônio, Promover Turismo e Fomentar a Economia Criativa”
Patrimônio Cultural como Propulsor da Economia Criativa e de Destinos Criativos
Protegendo o Patrimônio – Mudanças Climáticas e Mitigação dos Impactos
Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade em Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial
Convite à transformação
O 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial & Conferência de Turismo Criativo promete ser um marco para a cidade de Salvador e para o Brasil, incentivando um turismo mais criativo, inclusivo e alinhado com os objetivos globais de sustentabilidade.