Pelo terceiro ano consecutivo, Salvador recebe o maior programa de pré-aceleração de projetos de impacto social da América Latina, o Baanko Challenge. As atividades tiveram início no último sábado (24) e seguem até 15 de dezembro, ofertando ao longo de três semanas mais de 60 horas de capacitações de alto nível, além de mentorias e atrações especiais.
O Baanko Challenge Salvador 2018 é realizado pelo Baanko, Rede+ e pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).
O Baanko Challenge é uma iniciativa de fomento a negócios de impacto social, tendo como bases os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. O objetivo é apoiar o diálogo sobre negócios de impacto social, reunindo profissionais experientes em investimentos (seja de tempo, habilidade, conhecimento ou capital financeiro) com jovens empreendedores, profissionais, universitários, empresas e ONGs, buscando escalar soluções e transformá-las em empresas sustentáveis que produzam grandes retornos financeiros e sociais.
Seguindo a metodologia dos anos anteriores, a terceira edição do Baanko Challenge Salvador irá selecionar 17 projetos alinhados com cada ODS, que ao longo das três semanas de pré-aceleração receberão suporte de mentores qualificados para desenvolvimento da ideia.
Para o titular da Secis, André Fraga, é fundamental o fomento a empresas que, além de gerar empregos e renda, também incluam no seu modelo de negócio a resolução direta dos problemas socioambientais ou que sejam sustentáveis em seus processos, serviços e produtos. “Salvador tem na sua agenda de desenvolvimento a preocupação com a sustentabilidade. Por isso, é importante trazer para o município iniciativas como o Baanko Challenge, que contribui para que o cidadão passe a observar, através do trabalho voluntário, as suas ações pensando no impacto que elas geram na cidade e no mundo”.