Uma comitiva da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) está participando do IX Encontro Nacional da Rede Acesso Mais Seguro (AMS), em Fortaleza (CE). O evento anual é uma iniciativa do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e reúne delegações de diversos estados e municípios participantes do programa, voltado à gestão do estresse imposto pela violência armada que impacta equipamentos públicos em locais vulneráveis.
Além de compartilhar melhores práticas pelo país, a ideia do evento é proporcionar o entendimento dos desafios enfrentados pelas cidades para que os resultados obtidos com o programa sejam aprimorados.
A delegação de Salvador, coordenada pela Semge, está presente com representantes das secretarias municipais da Educação (Smed), Saúde (SMS), Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Salvador em destaque
Como referência nacional por ser a primeira cidade a implementar o programa AMS simultaneamente em quatro secretarias, a capital baiana compartilhou o case durante a roda de conversa ‘Construindo uma política intersetorial do AMS’. Na ocasião, Salvador foi anunciada como a cidade-sede de onde será realizado o próximo encontro da rede, previsto para 2025.
O diretor-geral de Governança e Projetos da Semge, Reynaldo Neto, destacou a importância do olhar apurado da Prefeitura para a temática. “Salvador passou a fazer parte desta rede desde o ano passado e vem ganhando destaque com a decisão de implementação transversal e sistêmica, tornando o programa uma diretriz de governança pública”, pontuou.
Dentre os nomes que representam a Semge no encontro estão a subsecretária de Gestão, Rafaella Pondé, e o diretor-geral de Governança e Projetos da pasta, Reynaldo Neto, além de servidores que compõem o quadro técnico do programa na Semge, a exemplo do gerente de Soluções Inovadoras, Moabe Marinho, e a especialista em Políticas Públicas, Fernanda Ferroni.